segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Audiência Pública 28/02/2011

Olá amiguinhos e amiguinhas,
vocês não acharam que eu os deixaria na mão em mais esta né?( apesar de eu não estar presente, tenho "informantes" e "contatos" que tem me ajudado até no design do blog).

Então começaremos do começo, com a lista de Presentes: Marcos Araújo, Deoclécio Machado, Netinho Cardoso( que preside a comissão de finanças e orçamento), Irmão Caio, Bill, Valdir Vieira( não sei quem é), Luis Henrique( Controlador Geral do Município), e só.

O N.C. fez a abertura da sessão  dando a palavra ao L.H., que por sua vez fez uma apresentação de slides( mais leu do que apresentou), dados lidos: pela primeira vez na história Itaboraí teve um "SUPERAVIT" nas contas, e pasmem, entre os maiores gastos do município estava sabe o que: GASTO COM PESSOAL,( manutenção da máquina administrativa), e os gastos com educação e outros foi acima da cota estabelecida pelo governo,( queridos amigos do "Pitaconacamara", pergunto-lhes: ONDE ESTÁ ESSE INVESTIMENTO EM EDUCAÇÃO QUE SUPEROU A COTA DO GOVERNO MUNICIPAL???).

Após essa apresentação de slides e "revelações bombásticas"(sintam a ironia),o N.C. deu a palavra ao D.M.,que leu na integra o pedido da prefeitura a todas as secretarias, que era para todos os secretários estarem presentes, o D.M. cita o nome do V.V.( então deve ser secretário de algum setor).
Depois da leitura dos pedidos o D.M. pediu o encerramento da sessão( para 02/03/2011 às 10:00 H), para que assim TODOS os secretários estejam presentes, pois sem eles os vereadores não vao poder tirar suas dúvidas( e as nossas), e são muitas, pelomenos umas oitenta e uma dos relatórios enviados a casa pela prefeitura.

N.C. enalteceu a participação e organização popular que está sendo feita na cidade.
M.A. pareceu bem disperso, como se não tivesse nada a ver com o que estava acontecendo.
D.M e I.C prentaram bem atenção ao que estava acontecendo e
N.C. passou a maior parte do tempo assinando papéis.

Então é isso, agradeço aos colaboradores do "Pitaconacamara", e lembro-vos: Quinta-Feira às 10:00 H, nova data da audiência pública de prestação de contas...

OBS: N.C. disse que a sessão durará o tempo que for necessário, nem que seja necessário virar a noite lá, para que sejam discutidas todas as dúvidas, acho que o bicho vai pegar.

Um abraço,
O Pitaqueiro.

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Sessão dia 24/02/2011

Olá queridos amigos e moradores desta amada cidade,
Começo explicando que este não é o começo do meu trabalho, como vocês podem ver nos outros dois post’s, a idéia aqui é mantê-los informados sobre o que tem acontecido na Câmara de Vereadores de nossa cidade. Pretendo fazer bem mais coisa, mas aguardem.
Na sessão de Hoje (24/02/2011), cheguei atrasado como sempre (às exatas 18:55), pois já expliquei que eu trabalho longe ( longa história), quando entrei o bicho já estava pegando fogo, com Deoclécio Machado criticando a situação em que o paciente não pode entrar no “Hospital Novo” com pelo menos um acompanhante, após a critica, convidou todos os vereadores para estarem na Audiência Pública que acontecerá na Segunda Feira dia 28/02/2011 às 10:00 H na Câmara, dizendo que muitas verdades serão ditas neste dia.
Em seguida, Valdir Batista fez coro à voz do D.M., contou que teve uma menina que morreu no Hospital M. Desembargador Leal Junior (acho que é esse o nome do nosso Hospital), e que o Diretor do Hospital não o quis atender porque estava dormindo (vê se pode isso).
E aí uma coisa que eu não imaginava, o Doutor Carlos Chaves (se eu estou certo Sec. De Saúde Municipal, não o conhecia até então) estava sentado no banco atrás do meu.
O Lucas Borges chamou o diretor do Hospital de ladrão,( mas disse que falou pois era a informação que ele tinha recebido das fontes dele), citou como o hospital de São Gonçalo tem funcionado bem (será???particularmente não sei, não moro lá...), e convidou o Dr. C.C. para trazer esclarecimentos sobre o que tem acontecido na saúde local.
O Dr. C.C. disse: “eu não criei o S.U.S.”, e falou que estará na audiência pública do dia 24 trazendo números sobre a saúde, “ estou vestindo a bandeira de Itaboraí no peito”, disse que já foi ameaçado de morte várias e várias vezes, que quer que Itaboraí não se transforme em uma  2ª Macaé; explicou que muitos pacientes tem sido mal tratados no hospital, mas que hoje não há mais pessoas esperando quatro meses por uma cirurgia, e que quem quiser os dados ele mostra a hora que for. Em relação ao povo que não pode acompanhar seus doentes no Hospital, disse que não pode misturar pessoas doentes com pessoas sãs, “enquanto vocês (vereadores) olham um munícipe, eu olho todos eles”, e muitas coisas não deu pra anotar, o cara falou muito.
Prosseguindo, L.B. deu uma palavra de apoio e incentivo ao Dr. C.C., entre o que foi dito tem essa pérola: “ o que estão te oferecendo é aquém do que você é capaz”( o que ele quis dizer com isso?? Que não vale apena gerir a saúde de Itaboraí???), aí, chamou o Dr. Vitor Berbara para dar esclarecimentos sobre a dengue em Itaboraí( e lá se foram quase 10 minutos), no meio da fala do V.B., o L.B. se retirou da Casa, e o  Geraldo Batista assumiu seu lugar.
Quando o Dr. V.B. acabou de falar o Niodir Salles fez a leitura da ata da sessão anterior (postada aqui) e as mensagens que vem das secretarias.
O G.B. deu oportunidade ao Irmão Caio para falar, começou lendo uma proposição lá (e provando que continua precisando ter aulas de leitura), pedindo ao Secretário de Educação que se juntasse a um programa social para compras de bicicletas.
Aí, veio Bill (Búfalo, Búfalo, Búfalo Bill), solicitou que fosse enviado asfalto e iluminação publica a algumas ruas (Visconde de Itaboraí é uma delas) e Guardas Municipais para a Escola na Br 103 (acho eu) e um colégio no Gebara.
Marcos Araújo pediu a retirada do ponto de ônibus localizado em frente à Faculdade Omni e embaixo da passarela de Manilha, pois os mesmos tem impedido o fluxo do trânsito na cidade (encaminhado para o Prefeito o pedido, como os anteriormente citados pelos outros vereadores).
O G.S. disse que precisamos de um plano Municipal de transporte.
E enfim começa a votação de projetos e pedidos:
O primeiro foi para tronar utilidade pública a MAPRA PeP (não  me perguntem o que é), APROVADO.
O I.C. entrou falando sobre uma lei do Primeiro emprego (ele explicou lá e não deu pra anotar), APROVADO.
É muito difícil anotar tudo, eles falam muito rápido, e por fim o pedido de sinal na frente da Ita Show (É o caldeirão) que eu foi falado segunda(21/02/2011), a creche no Bairro Ampliação e para termos uma CEFET e outro ônibus Universitário também Foram APROVADOS.
E cabum,......, Chega ao Fim mais uma sessão da Câmara Municipal de Itaboraí.
E quase me esqueço, a Lista de Presentes na sessão: Deoclécio Machado, Valdir Batista, Lucas Borges, Niodir Salles, Geraldo Batista, Irmão Caio, Netinho Cardoso, Carlinhos da Farmácia, Bill, Elson Paz, Levi do Mercado, Marcos Araújo. Sente falta de alguém? Só o Alzenir num foi...
Um grande Abraço,
O Pitaqueiro.

Sessão do dia 21/02/2011

Olá amigos e companheiros desta querida comunidade, começa assim esse relato.....
cheguei lá na camara atrasado pakas(18:47 H ), mais descobri que não estava atrasado pois havia acabado de começar, aí fiquei tranquilão....
Lista de presentes na Camara: Levi do Mercado, Netinho Cardoso, Irmão Caio, Bill, Valdir Batista, Elson Paz, Geraldo Saraiva(presidindo a sessão), Niodir Salles, Carlinhos da Farmácia, e Deoclécio Machado, Falta alguém???? Sim, Lucas Borges(presente mas não presidiu a sessão, PQ eim???), Alzenir e Marcos Araujo não foram.
Comecou com a leitura dos feitos de cada secretaria em 2010, e previsões para 2011, após a leitura que teve duração de 5 minutos, o presidente G.S. permitiu que o L. do M. falasse, e ele falou sobre o CAI( Centro de Atendimento Intensivo) ser implantado em Pachecos, sobre sua indignação com esse fato, e que lutará para isso não acontecer, Aí veio o I.C. que falou, falou, falou e eu não entendi nada, faltavam muitos "s", ele estava meio chateado porque numa inauguração de uma escola se foi isso que eu entendi, tinha um cidadão lá metendo o pau no governo e na camara, dizendo que não fizeram nada por Sambaetiba, e ultrapassou o seu tempo para falar, N.C. elogiou a fala do I.C., defendeu um pouco o lixão, apresentou alguns projetos bem rapidamente, puxou um pouco de saco so S.S., e logo depois meteu o pau nele, e criticou a prefeitura que não ajudou as pessoas atingidas pela enchente, ai veio o V.B. logo depois dizendo "vamos resolver oo pobrema"(essa eu tive até que anotar),[tinha um pessoal lá fazendo um manifesto com faixas em prol das crianças e jovens com deficiencia mental, em relação a isso que ele disse que resolveria o "pobrema"] criticou o Secretario de Saúde da cidade por proibir que entre acompanhantes do doente(e citou o que aconteceu com ele no hospital), criticou ter ficado de fora das comissoes votadas semana passada( mas o mesmo não apareceu na semana indicada),finalizou dizendo que não queria o presidio em itaborai( mas o Thiago falou que ele votou no lixão), C.da F. apoiou e deu sua palavra de ajuda aos deficientes da cidade, também disse que o S.S. fará muitas coisas na cidade,
D.M. reclamou de uma forma bem interessante em relação a ter durado só 5 minutos o tempo que o relator leu os feitos em itaboraí em 2010, falou que se o povo fosse mais unido poderia fazer mais pelo bem coletivo, cutucou o pessoal que estava fazendo a manifestação em prol dos deficientes( pois os mesmos após obterem sua resposta se ausentaram da casa) e por fim meteu o pau no Sec. de Saúde pela palhaçada de não entrar pelo menos um acompanhante do doente no Hospital Municipal; Após isso tudo, Niodir Salles leu a ata da sessão anterior e os comunicados que as secretarias mandaram para a camara.
em seguida houve apresentação de proposições,
V.B. pediu cuidados para Visconde(mais expecificamente Jardim Itamaraty)
D.M. quer o CEFET, PEDRO II e outro Onibus universitario.
I.C. ...............
L. do M. Pediu sinal na frente do ItaShow(é o caldeirao), e construção de creche no bairro Ampliação.
e aí Puft..... Acabou........

Sessão Inaugural de 2011 (17/02/2011)

Inicio falando sobre o que eu ví hoje(17/02/2011):
Cheguei lá atrasado(pois estou trabalhando em RB), e fui me interando sobre o que já havia acontecido, e realmente não havia acontecido nada demais, só apresentações e inicio das votações sobre quem ficaria em qual comissão.
Fiquei lá parado assistindo quatro vereadores sempre negando tudo o que o LB propunha( não me pergunte o nome pois ainda não sei o nome dos vereadores todos), e outro muito pelo contrário," Sim LB, Sim LB", em relação as comissões que estavam sendo criadas.
Foram várias comissões, e quando chegou na comissão de ética eu fiquei logo querendo saber o que ia acontecer né, houve a votação e talz, e um pouco de tempo depois( mais precisamente após o intervalo de 5 mim), o LB foi falando quem seria o responsavel por casa comissão.
E agora o fato que vai gerar discussão, quando chegou na comissão de ética ele disse bem assim : " espero que a comissão de ética não trabalhe".
e depois quis explicar o porque dizendo: " peço aos vereadores que não dêem motivo para essa comissão trabalhar, pois quando ela trabalha, é sinal de que cabeças vão rolar".
Outro Fato interessante foi ver um vereador lá sendo contra ao que o primeiro secretario do LB disse, e depois o cara querendo explicar tudo......

Então acho que é isso.