quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Sessão do dia 10/09/2013!!!

Olá meus queridos amiguinhos, desde já peço mil desculpas pela demora que ocorreu na publicação da sessão de ontem, meu trabalho vai tomando muito do meu tempo, até porque fico bastante cansado por causa dele.

A sessão começou às 18:30H, da mesma maneira de sempre.

Os presentes foram Marcos Araújo, Roberto Costa, Bill, Cremilson Mixaria, Sandro Construforte, Lucas Borges, Edinho, Deoclécio Machado, Wellington Emerick e Irmão Caio.

Vamos ao primeiro expediente.

Cremilson M. comenta sobre sua visita à escola agrícola em Itaboraí, diz que apesar de longínqua é bem organizada, porém passa muitas dificuldades. Comenta sobre as perdas da cidade em relação a instituições federais e em relação ao pedágio que agora pertence a São Gonçalo. Pede ajuda para manter esta escola( a citada acima ) em nosso município.

Lucas Borges vem comentando sobre o evento que ocorreu no último sábado, a Marcha pra Jesus, que foi um evento patrocinado pela prefeitura, fala sobre a truculência da equipe de segurança do Gilmar atuou na festa. Diz que é a última vez que vai em um evento da prefeitura justamente por causa dessa truculência dos seguranças.

Segundo Expediente.

Leitura da ata da sessão anterior.(Foi bem longa). Aprovada.

OBS: Tinha um rapazinho tirando foto pra todo lado, e também arrancando algumas risadas do presidente da câmara, com a cara que o vereador Edinho estava fazendo pra poder tirar a foto.

Segue então com a apresentação de proposições.

Roberto Costa pede moção de pesar à família Le Gentil, pela morte de um membro de sua família se foi e fala sobre ele. Também solicita patrolamento para ruas de Visconde. E reforma da quadra poliesportiva em Porto das Caixas.

Questão de Ordem para o Lucas Borges, ele questiona o consenso interno em relação à patrolamento, pois havia um tratado em que não se pediria em um bairro todo.

Em seguida o Roberto Costa justifica seu pedido e retira seu pedido.

Cremilsom Mixaria faz duas moções de louvor, ao primeiro comandante do 35º BPM de Itaboraí e ao sub-comandante. Pede praça poliesportiva com academia na ampliação.

Sandro Construforte pede patrol e saneamento básico próximo a uma escola em Santo Antônio.

Marco Araújo pede melhorias em quatro ruas em Nova Cidade, e saneamento básico em quatro ruas em Outeiro das Pedras , e asfalto na porta em mais outras quatro ruas em Outeiro das Pedras.

Bill solicita construção de um PSf em Shangrilá, implantação de saneamento básico em uma rua no Monte Verde.

Todos os pedidos de hoje foram aprovados.

Em fim, a sessão terminou na boa.

Um grande abraço para todos vocês e até a próxima.
Pitaqueiro. 

quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Sessão do dia 03/09/2013!!!

Olá meu povo amado, como vocês estão? Espero sinceramente que a semana de vocês esteja sendo boa.

Mas vamos ao que interessa não é?

Como voltei ao trabalho esta semana (estava de férias), acabei chegando lá supostamente tarde(18:25H), com uma estranha sensação de que havia algo errado. Depois da votação de 5ª passada, me pareceu que houve uma desmotivação de algumas pessoas em estarem presentes( novamente impressão minha).

Presentes: Zé Manel, Edinho, Marcos Araújo, Rosana Rosa, Marcos Araújo, Irmão Caio, Alzenir Santana, Welington, Lucas Borges, Ézio Barcelos, Souza de Manilha e Roberto Costa.

Logo antes da sessão começar o Presidente Marcos Araújo quebrou o protocolo para que a vereadora Rosana Rosa pudesse entregar as moções de louvor que ela pediu na semana passada. Ela veio a plenário fazendo uma homenagem a eles e faz a devida entrega e tira fotos com eles.
Seguindo neste momento, o vereador Alzenir Santana também os elogia e parabeniza pelo trabalho desenvolvido, e cita algumas dificuldades da profissão de médico. Continua sitando a problemática que houve na instalação da UPA(que seria em Itambí mas não foi por motivos políticos, e mal colocada de acordo com o vereador). 

E então vamos ao início protocolar.

Abertura do primeiro expediente.

O vereador Ézio Barcelos parabeniza a ação social que houve no seu bairro (que não consegui ouvir o nome dessa ação) com diversos tipos diferentes de atendimentos( me lembrou aquela ação global da rede globo). Segue fazendo uma dura crítica em relação ao transporte público, comenta que as pessoas que ele encontra na rua sempre reclamam em relação ao estado dos pontos de ônibus, dos veículos em sí, do atendimento prestado pelas empresas, pela falta de educação de alguns motoristas, e pede ajuda dos vereadores para que juntos possam ajudar a melhorar o transporte público da cidade.

A vereadora Rosana Rosa ratifica a fala do Ézio Barcelos, e também faz suas críticas em relação ao transporte público, quase que me esqueço de digitar aqui, o Ézio barcelos também falou da falta de funcionamento das rampas de acesso dos ônibus municipais.

Alzenir Santana questiona o número de atendimento dos PSF's. Diz que em nossa cidade existem muitas pedras fundamentais, mas bem poucas obras se formos comparar esses números (pedras fundamentais e obras), faz um pedido de um PSF em Vila Itambí, fala que houve uma falácia em questão de não se poder haver um PSF em Itambí por questões políticas. Continua com uma severa crítica em relação ao estado da Avenida 22 de Maio,( o que eu tive que concordar), pois o trânsito está caótico, cheio de buracos em sua extensão, e mais uma vez cita a frente do Ita Show (pois pelo que me lembro em 2011 ele já havia falado sobre isso) que continuam acontecendo  muitos acidentes lá, e conta que uma vez que ele estava no bar do caranguejo assistiu dois acidentes na mesma noite, segue falando sobre como se está intransitável o centro de Itaboraí no horários de pico. Prossegue fazendo uma citação em relação à uma fala do prefeito que havia dito no começo do ano que todos os secretários de governo em seis meses deveriam ter residência em nossa cidade, mas já se passaram oito meses e nada aconteceu. Diz que não há possibilidade de se fazer um bom serviço no município sem o conhecer e encerra pedindo a volta imediata das audiências públicas.

Zé manel agradece a presença dos homenageados da noite, e agradece à dois secretários ( um que me lembro era o Marquinho le Gentil) que executaram um pedido que ele tinha feito em relação à piquetes que haviam sidos colocados em frente ao Ricardo Eletro próximo à Delegacia.

Questão de Ordem, Alzenir Santana pergunta ao Dr. Ronaldo se os médicos dos PSF's não deveriam atender todos os dias, a resposta foi que são quarenta horas semanais. 

Segundo Expediente.

Leitura da ata da sessão anterior. Aprovada.

Segue-se com a apresentação de proposições.

Ézio Barcelos pede a expansão de uma escola em Itambí( mas uma vez não consegui pegar o nome da escola) e solicita a construção de um espaço de esporte e cultura no terceiro distrito.

Edinho solicita patrolamento em uma estrada em Sambaetiba que é reduto de produção rural. PEde urgente reparo na Avenida Afonso Salles no Apollo II.

Zé Manel pede implantação de vila olímpica no sexto distrito.

Irmão Caio pede locomoção para deficientes e cadeirantes na câmara, visando a inclusão dos mesmos na vida legislativa. Também pede a implantação do projeto Jovem Aprendiz. E segue com a leitura da referida lei. Uma coisa como eu poderia dizer, no mínimo interessante, pois o Irmão Caio leu a lei toda, o que demorou quase vinte minutos. As pessoas presentes começaram a ficar impacientes pois estava demorando muito a leitura, e todos (inclusive os outros vereadores, também acreditavam que não havia necessidade da leitura da lei toda), alguns vereadores saíram durante a leitura da lei provavelmente para tomar um cafezinho e bater um bapo. Quando terminou de ler, o povo deu graças à Deus.( foi verdade)

Roberto Costa parabeniza a indicação do Irmão Caio em relação ao projeto Jovem Aprendiz. Pede saneamento básico para as ruas 5 à 8 em Bela vista. Também pede uma fiscalização em relação ao trajeto da linha 6 (Visconde - Itambí), pois a referida linha supostamente não está fazendo seu trajeto completo.

Marcos Araújo pede redutor de velocidade nas ruas do Bairro João Caetano, também solicita placas indicativas em relação à proximidade de escolas, e por fim pede construção de vila olímpica e praça da juventude em Itambí.

Deoclécio Machado pede urgência em relação à uma verba destinada à saúde de R$ 4.500.000,00. Segue com a discussão dessa urgência e explica o direcionamento deste dinheiro.

Alzenir Santana diz que votará a favor desta urgência mas que será a última vez que fará isso, pois existem as comissões na casa legislativa para discutir estes assuntos, e fala um pouco sobre a saúde no município.

As proposições de hoje foram todas aprovadas.

Em meio as discussões, o vereador Alzenir Santana diz que ficará muito feliz se o pedido do Zé Manel sair do papel.

Em relação ao pedido de locomoção de deficientes, o mesmo em a plenária para comentar sobre o assunto.

Souza de Manilha tira suas dúvidas em relação a este pedido e parabeniza o Irmão Caio.

Após isso, a sessão termina.

É isso aí meu povo, desculpem a demora, mas como já tinha dito lá em cima, voltei de férias do trampo e meu tempo está meio curto.

UM grande abraço à todos.
Pitaqueiro.