quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Sessão dia 24/02/2011

Olá queridos amigos e moradores desta amada cidade,
Começo explicando que este não é o começo do meu trabalho, como vocês podem ver nos outros dois post’s, a idéia aqui é mantê-los informados sobre o que tem acontecido na Câmara de Vereadores de nossa cidade. Pretendo fazer bem mais coisa, mas aguardem.
Na sessão de Hoje (24/02/2011), cheguei atrasado como sempre (às exatas 18:55), pois já expliquei que eu trabalho longe ( longa história), quando entrei o bicho já estava pegando fogo, com Deoclécio Machado criticando a situação em que o paciente não pode entrar no “Hospital Novo” com pelo menos um acompanhante, após a critica, convidou todos os vereadores para estarem na Audiência Pública que acontecerá na Segunda Feira dia 28/02/2011 às 10:00 H na Câmara, dizendo que muitas verdades serão ditas neste dia.
Em seguida, Valdir Batista fez coro à voz do D.M., contou que teve uma menina que morreu no Hospital M. Desembargador Leal Junior (acho que é esse o nome do nosso Hospital), e que o Diretor do Hospital não o quis atender porque estava dormindo (vê se pode isso).
E aí uma coisa que eu não imaginava, o Doutor Carlos Chaves (se eu estou certo Sec. De Saúde Municipal, não o conhecia até então) estava sentado no banco atrás do meu.
O Lucas Borges chamou o diretor do Hospital de ladrão,( mas disse que falou pois era a informação que ele tinha recebido das fontes dele), citou como o hospital de São Gonçalo tem funcionado bem (será???particularmente não sei, não moro lá...), e convidou o Dr. C.C. para trazer esclarecimentos sobre o que tem acontecido na saúde local.
O Dr. C.C. disse: “eu não criei o S.U.S.”, e falou que estará na audiência pública do dia 24 trazendo números sobre a saúde, “ estou vestindo a bandeira de Itaboraí no peito”, disse que já foi ameaçado de morte várias e várias vezes, que quer que Itaboraí não se transforme em uma  2ª Macaé; explicou que muitos pacientes tem sido mal tratados no hospital, mas que hoje não há mais pessoas esperando quatro meses por uma cirurgia, e que quem quiser os dados ele mostra a hora que for. Em relação ao povo que não pode acompanhar seus doentes no Hospital, disse que não pode misturar pessoas doentes com pessoas sãs, “enquanto vocês (vereadores) olham um munícipe, eu olho todos eles”, e muitas coisas não deu pra anotar, o cara falou muito.
Prosseguindo, L.B. deu uma palavra de apoio e incentivo ao Dr. C.C., entre o que foi dito tem essa pérola: “ o que estão te oferecendo é aquém do que você é capaz”( o que ele quis dizer com isso?? Que não vale apena gerir a saúde de Itaboraí???), aí, chamou o Dr. Vitor Berbara para dar esclarecimentos sobre a dengue em Itaboraí( e lá se foram quase 10 minutos), no meio da fala do V.B., o L.B. se retirou da Casa, e o  Geraldo Batista assumiu seu lugar.
Quando o Dr. V.B. acabou de falar o Niodir Salles fez a leitura da ata da sessão anterior (postada aqui) e as mensagens que vem das secretarias.
O G.B. deu oportunidade ao Irmão Caio para falar, começou lendo uma proposição lá (e provando que continua precisando ter aulas de leitura), pedindo ao Secretário de Educação que se juntasse a um programa social para compras de bicicletas.
Aí, veio Bill (Búfalo, Búfalo, Búfalo Bill), solicitou que fosse enviado asfalto e iluminação publica a algumas ruas (Visconde de Itaboraí é uma delas) e Guardas Municipais para a Escola na Br 103 (acho eu) e um colégio no Gebara.
Marcos Araújo pediu a retirada do ponto de ônibus localizado em frente à Faculdade Omni e embaixo da passarela de Manilha, pois os mesmos tem impedido o fluxo do trânsito na cidade (encaminhado para o Prefeito o pedido, como os anteriormente citados pelos outros vereadores).
O G.S. disse que precisamos de um plano Municipal de transporte.
E enfim começa a votação de projetos e pedidos:
O primeiro foi para tronar utilidade pública a MAPRA PeP (não  me perguntem o que é), APROVADO.
O I.C. entrou falando sobre uma lei do Primeiro emprego (ele explicou lá e não deu pra anotar), APROVADO.
É muito difícil anotar tudo, eles falam muito rápido, e por fim o pedido de sinal na frente da Ita Show (É o caldeirão) que eu foi falado segunda(21/02/2011), a creche no Bairro Ampliação e para termos uma CEFET e outro ônibus Universitário também Foram APROVADOS.
E cabum,......, Chega ao Fim mais uma sessão da Câmara Municipal de Itaboraí.
E quase me esqueço, a Lista de Presentes na sessão: Deoclécio Machado, Valdir Batista, Lucas Borges, Niodir Salles, Geraldo Batista, Irmão Caio, Netinho Cardoso, Carlinhos da Farmácia, Bill, Elson Paz, Levi do Mercado, Marcos Araújo. Sente falta de alguém? Só o Alzenir num foi...
Um grande Abraço,
O Pitaqueiro.

3 comentários:

Rodrigo Magaldi disse...

Sugiro que grave o áudio da sessão com um aparelho de mp3 e depois repasse com calma.
Ótima iniciativa, parabéns pelo blog!

Mondego disse...

Realmente a iniciativa é interessante já que esse serviço deveria ser feito pela própria Câmara através de seu site. Pelo menos a gente que nem sempre pode comparecer já pode acompanhar aki e ler as "pérolas" que os Vereadores dizem.

Manuela Nygaard disse...

To adorado os seus pitacos!
Deixei umas dicas p vc la no orkut!
Interessante essa questão que vc falou do comentário do LC sobre a gestão do hospital... bom, será que o presidente da camara acha que não vale a pena adinistrar o principal hospital da cidade?
O Alberto Torres, hospital de SG, é excelente!
Nunca entrei la, mas ja vi os n°, é o maior em n° de utis do estado, se nao estou enganada.
Se vc precisar de um hospital c td dentro é p la que tem que ir!
Pelo menos é o que tenho visto falando na tv...
e a dica do rodrigo é valida: arruma um jeito de gravar (celular, mp4, qq coisa q grave)
bjs