sábado, 14 de maio de 2011

Sessão dia 12/05/2011

Olá amigos. Tudo bem com vocês? Espero que sim........

Inicialmente vamos exclarecer algo:

Normalmente eu no inicio dos post's faço a lista de chamada listando os vereadores pelo nome por extenso, sem abreviar, e no meio do post faço abreviação pra não ficar muito repetitivo entendem? por exemplo: Geraldo Saraiva; notem que a primeira letra do nome e sobre nome estão maiúsculas( até porque é o jeito certo de se escrever), então fica assim G.S. Geraldo Saraiva. É essa a ideia da abreviação.
Mas, porém, entretanto, todavia, contudo, atenderei o pedido de um "senhor" que comentou comigo que algumas pessoas estavam tendo dificuldade em relacionar abreviação com nome do vereador, e neste post não abreviarei nenhum nome, pra ver no que vai dar, se gostarem desta nova maneira, comentem....

Mas vamos ao que interessa né?

Cheguei na Câmara umas 18:17 H, fiquei conversando com o povo como sempre faço até a hora da sessão começar.

Lista de chamada: Carlinhos da Farmácia, Niodir Salles, Irmão Caio, Netinho Cardoso, Levi do Mercado, Bill, Geraldo Saraiva, Alzenir Santana, Elson Paz, Deoclécio Machado, Valdir Batista e Lucar Borges.

Antes da sessão começar "a vera", começou a chegar um monte de gente ligado a saúde, inicialmente eu não entendi muito bem, mas no meio da sessão eu tive a resposta do porque eles estavam presentes.

A sessão começou do mesmo modo de sempre às 18:55 H.

Primeiro expediente

Levi do Mercado faz uma saudação a algumas pessoas presentes (e são muitas as presentes). Comenta sobre seu pedido de semáforo em frente ao Ita Show, diz que existe uma certa falta de vontade da prefeitura em fazer algo em prol da população e que a vida da população não tem valor para a Prefeitura.

Irmão Caio faz um agradecimento a secretaria de obras por ter atendido-o numa denúncia que fez sobre uma obra no Engenho Velho (por mais que ainda não se tenha resolvido, mas pelomenos a secretaria foi lá ver o que era). Também agradece ao hoje ex-Secretário de Saúde Dr.Chaves que foi destituido de acordo com o Irmão Caio por ter tido vontade de trabalhar e colocar as coisas em ordem. Comentou que sempre que o Dr. Chaves fazia algum tipo de levantamento (para melhorias) acabava indo contra a vontade de uns e outros. Pediu ao Netinho Cardoso que convoque a diretora do Itaprevi para esclarecer aquele empréstimo ao Credi-RB, pois por causa deste dinheiro que foi emprestado irregularmente pelo Cosme Salles, o Município pode ficar sem verbas Federal e Estadual.... e por fim se justifica com o Valdir Batista por não ter ido na inalguração domingo passado da creche em São José e criticou o O São Gonçalo por não ter citado que a creche foi uma briga do Valdir Batista.

Bill agradece a presença de algumas pessoas aqui na casa. Vem falando sobre o pedido do Levi do Mercado do semáforo e diz que o Levi não deverá ser atendido pelo Poder Executivo. Diz que fez indicação de Guardas Municipais numa escola lá na BR que vai pra Magé, pois por lá já morreram várias crianças por atropelamentos na saida de suas aulas. Elogiou o Dr.Chaves e questionou a exoneração dele, pois estava fazendo um bom trabalho (de acordo com a unanimidade da casa, pois particularmente não tenho precisado ir ao hospital, e Graças a Deus por isso), [nessa hora o Bill foi aplaudido pelo povo que tava lá], continuopu dizendo que o ex diretor do Hospital Municipal Carlos Augusto saiu da direção sendo tachado de ladrão. Comentou que agora estará ainda mais perto do Hospital fiscalizando o que acontece por lá. ( num momento ele falou sobre se eu não me engano a Sec. Teresinha, não me recordo muito bem) Falou que existem muitas pessoas nas secretarias que estão batendo no peito pra falar que foram indicadas por algum vereador (fico triste por isso, mas não vou explicar o pano de fundo).
 
Geraldo Saraiva comentou que será aberta a inscrição para ser conselheiro tutelar à partir do dia 10 de Maio até o dia 5 de Junho. Conviou os presentes à estarem na audiência pública que acontecerá no dia 31 de Maio. Falou que ouviu dizer que está confirmado que o Altineu trará o Sadinoel como seu vice e com o apoio do Garotinho, e que é mesmo pré-candidato a prefeitura da cidade. Lamenta a saída do Dr.Chaves da Sec. de Saúde, que sua passagem foi benéfica a população. Disse que as pessoas da Sec. de Comunicação foram ttodas mandadas embora, e que quem comandará agora é indicado da Secretária de Fazenda Teresinha.

Valdir Batista agradece a presença de algumas pessoas. Comentou sobre a época que o Jornal O Boca Livre vivia "metendo o pau" nele, aproveitou e deu uma cutucada no O São Gonçalo, e comentou que antes dele ser vereador não haviam muitas das coisas que tem em São José.
Irmão Caio se Justifica com o Valdir Batista que entendeu mal sua fala.
Valdir Batista comentou de uma matéria que o Jornal O Itaboraí fez falando do asfalto de Cabuçú, mandou que antes de se fazer uma matéria dessas se averigue (a falta do trema e triste) a verdade antes de se falar asneiras. E pediu desculpas ao Dr.Chaves por ter sido meio deselegante com ele algumas vezes, e o elogiou em algumas coisas e disse que a saúde estava no caminho certo.

OBS: se estava no caminho certo porque o Dr.Chaves foi exonerado então? o Sergio Soares é cego? Será que ele não sabe ver o que está ficando bom e o que é ruim?

Netinho Cardoso também agradece a algumas pessoas presentes por estarem presentes. Parabeniza o Dr.Chaves pelo trabalho que conseguiu fazer no pouco tempo em que esteve à frente da Sec. de Saúde. Comentou sobre às falhas do ser humano. Também convida o povo para a audiência do dia 31 de Maio. falou que com o troca-troca das secretarias não se ddá pra saber que comanda o que e quem é quem dentro das secretarias. E finalizou dizendo que às obras do Quissamã iniciarão dia 16 de Maio.

Geraldo Saraiva registrou a presença de algumas pessoas, inclusive a minha, falando bem assim " o amigo Pitaqueiro e seus dois acessores", era a Manú e o Carlos que estavam ao meu lado.

Deoclécio Machado cumprimenta algumas pessoas. Falou que a Câmara está ótima, mas entre os vereadores, e elogiou o Sub. Sec. de Transporte que pelo visto é o único que trabalha naquela secretaria, comentou que muitas coisas que estão acontecendo em nossa cidade é um desrespeito com a população, disse que as informações pedidas na ultima quadrimestre ainda não chegaram a casa; que não se preocupa com o que os jornais dizem e que precisa haver meis respeito com os vereadores. Vem explanando da saúde, comentou que no inicio criticava o trabalho do Dr.Chaves, mas que aos poucos foi conhecendo-o, disse que o Dr.Chaves não tinha vindo para roubar os cofres públicos e elogiou muitas coisas que ele fez, reconheceu que em alguns momentos acabou falando coisa errada sobre o trabalho do Sec.. Falou que um Governo que não olha à saúde não se importa de verdade com o povo, que a saída do Sec. de saúde foi por ele não compactuar com mentiras e safadezas, e rasgou elogios ao mesmo. Disse que o Dr.Chaves era muito bom para o município, que a saúde municipal está falida, que a saída do sec. foi porque ele tocou numa ferida(dinheiro). Pede perdão publicamente ao Dr.Chaves por tudo que passaram, falou que é contra a saída dele e que acredita que as pessoas que o Sec. trouxe serão todas mandadas embora na sua grande maioria.

Lucas Borges dá uma palavra amiga ao Dr.Chaves. E continua comentando sobre algumas matérias jornalisticas, inclusive uma sobre ele, pede uma CPI para averiguar se existe alguma propriedade dele que está alugada para a Prefeitura, diz que não pode responder pelos bens das pessoas que trabalham na câmara. Falou também sobre um oficio que recebeu de uma delegacia (acho que é o oficio falando sobre o escandalo com o Ver. Carlinhos da Farmácia se não me engano).

Fim do 1º expediente.
Leitura da ata da sessão anterior, resumo do expediente. Aprovada.

Aberta apresentação de proposições.

Levi do Mercado pede patrolamento e manilhamento de ruas na Ampliação, construção de muro de contenção numa ponte em Pacheco.

Niodir Salles faz uma outra denúncia de estelionato sobre cobrança de tarifa de iluminação pública indevida aos moradores do 7º distrito.

Elson Paz apresenta P.L. sobre agressão física contra crianças e adolescentes visando protegê-los.

Votações

"Veto do Veto" do projeto da Moeda Social.

Levi do Mercado pede apoio aos amigos vereadores para ajudar a derrubar este vetop do prefeito Sergio Soares, e fala um pouquinho sobre o projeto.

Irmão Caio pede respeito a casa por parte do Executivo.

Geraldo Saraiva disse que bem antigamente o prefeito chamava os vereadores para explicar o motivo da vetação de alguns projetos.

Deoclécio Machado comenta sobre o projeto e pede a derrubada do mesmo.

O "Veto do Veto" foi aprovado unanimemente.

Outro "Veto do Veto", mas este é de um projeto do Lucas Borges em relação a regulamentação dos redutores de velocidade.

Deoclécio Machado lê uma parte da legislação concernente ao trânsito.

Aprovado unanimemente.

2ª discussão sobre a derrubada da lei que o sec. de meio ambiente criou.

Deoclécio Machado questiona o procurador que não tem coragem de vetar uma coisa dessas.
Aí o Geraldo Saraiva vem e faz uma pergunta a ele: " Você acha que quando ele morrer vai pro céu?" todos os presentes riram.


Então gente, é isso, espero que os nomes por extenso tenha ajudado a ficar melhor o entendimento por parte de todos vocês.
Um grande abraço a todos
Tenham um Bom fim de Semana
O Pitaqueiro.

Nenhum comentário: