terça-feira, 12 de abril de 2011

Sessão dia 11/04/2011

Olá queridos amigos e leitores deste humilde blog.

Pra variar, desta vez eu cheguei bem cedo, mais exatamente às 17:55 H, e fiquei esperando a abertura das portas da esperança, que foram abertas às 18:35 H.

Aí fiquei eu, conversando com algumas pessoas enquanto não se abriam as portas.

Mas vamos a lista de chamada inicialmente: Geraldo Saraiva, Netinho Cardoso, Valdir Batista, Carlinhos da Farmácia, Elson Paz, Alzenir Santana, Lucas Borges, Irmão Caio, Levi do Mercado, Niodir Salles, Deoclécio Machado, Bill e Marcos Araújo. Como você pode ler, todos estavam presentes.

A sessão se iniciou às 18:57 H, com a leitura de um trecho bíblico, a oração do Pai Nosso e logo após leitura de um trecho da constituição.

L.B. em seguida faz uma alusão a um ex-vereador de São Gonçalo que morreu este fim de semana.

Dá-se inicio então ao primeiro expediente.

L.M. vem a tribuna falando sobre estar cansado de estar fazendo vários pedidos e não estar sendo atendido pela Prefeitura. Comenta sobre um projeto que apresentará hoje que acredita ser um dos projetos mais importantes que já apresentou em seu mandato, que é implantação de guardas municipais nas escolas. Diz que os vereadores foram eleitos para lutar pelo povo; faz uma reflexão sobre a tragédia que ocorreu em Realengo semana passada. Comenta sobre vários projetos que beneficiaram várias crianças da cidade e sobre o trabalho que o Senador Magno Malta tem feito beneficiando às crianças do País inteiro. Fala que ficou muito feliz com a criação que cuida das crianças, adolescentes e idosos. Disse que daqui a mais ou menos duas semanas estará inaugurando uma creche que construiu com recursos próprios, e que pra futuro estará doando-a para uma igreja.( e falou também sobre o trabalho que as igrejas fazem com as pessoas).

E assim termina o Primeiro expediente.
Leitura da ata da sessão anterior feita pelo Primeiro secretário da presidencia da Câmara Niodir Salles. Ata Aprovada. Em seguida leu os recados das secretarias.

Abre-se oportunidade para apresentação de proposições.

M.A. pede que seja instituido o dia municipal do Fisioterapeuta( se me lembro bem dia 13 de Outubro), e do dia do Moto-Boy( em Junho).

OFF: queridos leitores, faço uma pergunta a todos vocês: " A profissão de Moto-Boy é legalizada em Itaboraí?"

L.M. pede obras de patrolamento em Nova Cidade.

Passa-se a Ordem do Dia.

L.B. inicia falando que o projeto do Primeiro Emprego do Vereador N.C. foi vetado pelo Prefeito.
N.C. comenta sobre o projeto, que foi vetado pelo Prefeito anterior também, e que da primeira vez que foi vetado, não houve vereador com "peito" para barrar e ir contra o veto, mas que hoje a Câmara está diferente. Comentou sobre a dificuldade de se arrumar um emprego sem ser indicado por alguém e quando não se é muto bonito.( citou alguns casos de pessoas neste estado que não arrumaram emprego), e sobre termos que ajudar quem precisa. E sobre de derrubar o veto do Prefeito.

M.A. comenta sobe o projeto, e disse que havia parabenizado o N.C. da primeira vez que este criou o projeto citado acima. Disse que o projeto foi negado por muitos motivos pelo prefeito, e que acredita que deve ser analizado melhor pelo prefeito, e que este projeto deve ser colocado em prática logo.

D.M. comenta sobre estar com dengue e conjutivite mas mesmo assim comparecer a esta casa de leis, fala sobre o projeto do primeiro emprego. Comentou que o projeto vetado do ônibus universitário do presidente da câmara L.B. foi derrubado, e que tem instituições dizendo e publicando em seu blog que foram idealizadoras deste projeto. Falou sobre a questão de um dos motivos do veto é que foi dito que os cargos da prefeitura tem que ser todos concursados, e que o "braço direito" do prefeito é um cargo de confiança e não concursado, e que se alguém está errado começa o erro com ele. Comentou sobre às pessoas que serão beneficiadas pelo PPE.(Projeto do Primeiro Emprego) e que a sec. de trabalho e renda não está trabalhando pelo povo, e por fim falou sobre a independência da câmara.

N.S. vem dizendo que a casa apoia o PPE. do N.C.; e pediu permissão para falar sobre o assunto abordado pelo D.M. sobre o Procurador Geral do Município( que eu disse acima Braço Direito do Prefeito) que deveria ser por concurso público, mas hoje é por indicação, e que o homem que hoje ocupa esta vaga não tem moral nenhuma para indeferir qualquer projeto e nem competencia legal para isto. Nos informou que a vaga anteriormente era do irmão do Vereador G.S., o Elias Saraiva que faleceu a um tempo, e falou que o E.S. era concursado; questiona se nas "canetadas" tem o dedo do prefeito, e diz que será derrubado o veto do prefeito.

L.B. conta sobre a alegria que tem em ver o ônibus universitário rodando

Em seguida a votação da derrubada do veto: por unanimidade foi derrubado o veto do prefeito em relação ao PPE.

I.C. justifica seu voto( fala outras coisas também). Comentou que o CRAS não funciona e falou sobre a importância do PPE.
V.B. também justifica seu voto.

2ª votação sobre os redutores de velocidade de Itaboraí( famosos Pardais). Aprovado.
D.M. comenta sobre o dinheiro que deve ser investido nos projetos de infra-estrutura do trânsito da cidade que tem na sec. de trânsito. Comentou que tem leis que são aprovadas e não são postas em prática, e parabeniza a mobilização das organizações que ajudaram a colocar o ônibus universitário na rua, e fala sobre o nosso querido blog(Pitaconacamara), comenta que se estamos indo lá e nos mobilizando é que queremos ver a mudança pra melhor da nossa cidade.
G.S. fala sobre os valores que são arrecadados com multa na cidade, que gira em torno de R$ 150.000,00.
D.M. diz que não quer acreditar que é por incompetência que as coisas no trânsito não acontecem.

Votação do projeto do L.M. de inclusão de fotos de crianças desaparecidas nos carnês de IPTU municipais. ( 1ª discussão)

N.C. parabeniza o L.M. por este projeto.
L.M. comenta que um pedido que o N.C. fez enquanto o parabenizava seria inviável( que a prefeitura desse isenção de IPTU por 5 anos caso a pessoa achasse uma criança desaparecida), e que se mandato luta pelos menos favoracidos, que este projeto ajudará muito a encontrar as crianças desaparecidas.

L.B. comenta sobre a situação da casa que hoje é outra, que hoje não é mais coagida pela prefeitura, por causa do respeito e moralidade que a casa conquistou, e dá um recado aos pré-candidatos presentes, que eles sejam atuantes para a população e não em causa propria ou de terceiros.

D.M. parabeniza o L.M. pelo projeto e fala que o mandato é soberano, e sugere ao L.M. que peça ao prefeito também que coloque as fotos nas redes sociais em que a prefeitura participa, no site da Câmara e da prefeitura.

N.S. faz um comentário fora da pauta sobre uma matéria que saiu no Jornal O Fluminense, em que ele ficou estarrecido ao ler, a matéria diz sobre a falta de estrutura do nosso município para o Comperj. Sugere que os vereadores vão falar com o presidente da Petrobras pra saber a verdade sobre esta materia.
G.S. diz que a fala do N.S. é muito boa, e faz um comentário sobre a matéria, diz que a Petrobras tirou o corpo fora, e comentou sobre as obras do PAC dependem de verbas federais. Lembrou que a Petrobras tinha se comprometido à asfaltar as vias de acesso a Comperj, mas está tirando a responsabilidade de fazer isso de cima dos seus ombros, tirando o corpo fora de assumir às promessas que fizeram em vários eventos.
D.M. diz que o município precisa reler o contrato da Comperj, e denunciou que a Petrobras está desviando água do Rio Macacu enquanto não vai o duto da Cedae. Falou sobre os candidatos que vieram "roubar voto" em nome da Comperj e não mais voltaram aqui.
A.S. concorda com o G.S. em relação a Petrobras estar enganando o povo. Comenta que o funcionamento da Petrobras foi muito infeliz na sua colocação na matéria, e aproveita para dar uma criticada no PAC.

D.M. comenta que quem tem compromisso com a cidade é quem nasceu aqui. Diz que o Governo Estadual está em total descaso com nossa cidade.

Por fim em 1ª discussão o Projeto do L.M. foi Aprovado.

Projeto dos medidores de água do N.S. Aprovado.
N.S. diz que este projeto é de suma importância para os municipes, pois cada um pagará o que utilizar de água, e não mais pagará pelo gasto dos outros.

O restante dos projetos da semana passada votados e aprovados.

E finaliza-se assim.
Até a próxima,
Um Abraço
O Pitaqueiro.

2 comentários:

Unknown disse...

Pitaqueiro

Muito importante a aprovação do projeto do vereador Levi do Mercado e a sugestão dos demais em que as fotos das crianças desaparecidas sejam divulgadas nas redes sociais da Prefeitura.

Esperamos que o projeto seja aprovado e aplicado na prática.

Manuela Nygaard disse...

Esse projeto dos medidores me preocupa
não acho uma boa idéia linkar o habite-se ao medidor individual.

Conhecendo o bom funcionamento da Cedae de Itaboraí eu sei que isso é uma péssima idéia;

Gostei muito do projeto do 1º emprego, vi as suas propostas e gostei dele. Uma lei util pra cidade