sábado, 2 de abril de 2011

Pitaco Entrevista 02!!!!!

Fala ae, povão, estava com saudades.
Não deu pra eu estar na sessão da quinta feira(31/03/2011), estou dodói mas vai passar.

Então trago para vocês a nossa segunda entrevista, essa foi longa (risos), mas valeu muito apena(nem sei se está certo). Nosso entrevistado desta vez é o Deoclécio Machado.

Vamos ao que interessa, Time is Money.

Pitaqueiro: Dessa vez estou qui com o Vereador Deoclécio Machado, e previamente gostaria de agradecê-lo pela pré-disposição de estar dando esta entrevista, muito obrigado Deoclécio.

Deoclécio M.: Satisfação é toda minha.

PnC:  Vamos partir pra primeira pergunta, gostaria de saber como é o seu dia-a-dia, o que você faz quando está com a família, amigos?

D.M.: Na verdade o Deoclécio no dia-a-dia, ele é de sete horas da manhã até às 20:00,21:00, 22:00 horas na rua , vendo, ouvindo, fazendo acontecer porque o tempo pra família só à noite mesmo, o dia-a-dia da família fica para à noite.

PnC: Risos da minha parte. Quais são os planos e projetos que você tem até o final deste mandato?

D.M.: Projeto político é que nós tenhamos no nosso município uma sociedade civil organizada Pitaqueiro, para que realmente com mentes abertas, olhando para o futuro, entendendo que Itaboraí já não é mais aquela cidade pacata e a mais miserável do estado do Rio de Janeiro, é uma cidade prospera onde nós temos um investimento de mas de US$: 8.000.000,00 para ser construído o Comperj com duas refinarias, inclusive uma de excelência, e que na verdade essa sociedade junto com a Câmara Municipal ajude a construir uma cidade melhor em conjunto com o executivo, que eu acho muito difícil o atual Prefeito da Cidade na atual conjuntura desbravar, querer fazer alguma coisa para que este município ele vire: a 2ª potência do nosso estado e 5ª ou 6ª do nosso País.

PnC: Apesar de já saber a resposta desta pergunta, pois tenho acompanhado as sessões da Câmara, muitas pessoas ainda não sabem, então vamos lá; Você é contra ou a favor do governo Sergio Soares? E Vossa Excelência faz parte da base governista ou da oposição?

D.M.: A grande verdade é que a Câmara é um grande colegiado Pitaqueiro, eu hoje não sou nem situação e nem oposição, eu sou independente. Pra ser franco a você, hoje eu sou 80% contrário ao governo e 20% favorável, quando agente fala que nós temos o secretáriado, juntando todos, que tem de 100%,temos 20% comprometido com a cidade, com o governo, 40% meia boca que não está nem aí, está em cima do muro, que leva tiro dos dois lados, e os outros 40% desdentados que comeram tanta coisa que chegaram a quebrar os dentes, que não estão nem aí pro município, estão se lixando, viraram lixo e esperam que Itaboraí faça a mesma coisa, é contra isso que eu sou contra no Governo S.S., sou favorável sim, a uma implantação de projetos para a cidade. A grande verdade, é que nós temos que ter um planejamento, nós temos que ter um organograma, nós temos que ter projetos para a cidade, Itaboraí está evoluindo com uma mentalidade de 30 anos atrás, e isso eu sou contrário a esses critérios usados pelo executivo até este momento, e duvido que tenha vontade ou coragem de mudar este quadro. Então hoje sou, respondendo diretamente, nós temos um colegiado e entendemos que nós temos que andar com o governo naquilo que é salutar para a nossa população, mas com a nossa total independência de a qualquer momento subir na tribuna e fazer críticas construtivas, porque críticas destrutivas são de pessoas que não tem compromisso com a população, e a Câmara de Vereadores, e em especial a mim, tem o compromisso com a população de Itaboraí, com a população de Itaboraí e com a população de Itaboraí.

PnC: Como Itaboraiense, quais são suas expectativas quanto a vinda da Comperj? O que o Sr. acredita ser o melhor a ser feito para estruturar a cidade para algo tão grande?

D.M.: Primeiro Pitaqueiro, nós vimos aí numa caminhada desde 2009 pedindo ao executivo um organograma, um planejamento, o que eles pretendem fazer na cidade, a nível de urbanização, obras, ou seja, de infraestrutura e até agora nada chegou nesta casa de leis. Itaboraí está passando por uma transformação, onde com a vinda da Comperj virão muitas coisas ruins também por exemplo: o impacto ambiental que é fortíssimo e que ninguém está atento a este problema. Do outro lado, nós temos uma grande obra com milhares de funcionários, mas que tem apenas uma centena ou duas mil pessoas de Itaboraí trabalhando, porque? porque nós não nos programamos, nós não nos conscientizamos de que este pólo nós teríamos que dar contra partida também na mão de obra, trazendo uma escola técnica para profissionalizar e capacitar os nossos jovens e adultos, então a grande verdade é que eu lendo no jornal à dois, três meses atrás tinham três mil e poucas vagas num determinado município, São Gonçalo, e em Itaboraí não tinha uma vaga. Então este Secretário de Trabalho e Renda juntamente com a Secretária de Fazenda, eles teriam que fazer um núcleo, ou seja, teriam que interagir porque quando se dá um alvará a uma empresa, quando se concede um habite-se a uma empresa passa pela Secretaria de Fazenda. E o que diz no contrato da Petrobrás é que todas as vagas seriam reservadas para Itaboraí e entorno caso tivesse capacidade, capacitação dos funcionários. Como aqui em Itaboraí, e falo isso com muita propriedade com você Pitaqueiro, Itaboraí na verdade é um curral eleitoral explorado pelos candidatos a Deputados Estaduais e Federais só em época de campanha, hoje na tribuna você foi testemunha que eu falei que em Fevereiro de 2006 vários padrinhos aparaceram apadrinhando a Comperj, e ganharam suas eleições e reeleições e sumiram, esqueceram porque naquele momento o mais importante para eles era falar o seguinte: "nós conseguimos trazer a Comperj", mas nenhum deles voltaram pra ver o impacto que isso está causando na nossa cidade. Hoje nós temos a nossa malha viária totalmente sobrecarregada, não temos nenhum estudo de infra-estrutura da cidade, de organograma, de planejamento, ou seja, nós hoje temos uma magnitude que é a Petrobrás se instalando no nosso município sem o menor controle, e pior que isso, sem a coragem ou a falta de vontade ou mesmo a omissão de procurar o órgão competente que no caso é a Petrobrás para conversar para cobrar a contra-partida que também está no contrato, só que eles não querem ler ou talvez já leram e não vale a pena fazer o que está no script, vale a pena pensar na forma individual, quando na verdade tem que se pensar na coletividade, tem que pensar no povo e Itaboraí que nos elegeu, para nos representar, e nós temos que ter responsabilidade com essas pessoas porque o nosso julgamento vai ser em Outubro de 2012.

PnC: seguindo pra próxima pergunta, o que pretende fazer ao final no mandato? Se candidatará novamente? Qual cargo o Sr. Almeja?

D.M.: Na verdade meu projeto político é muito pequeno, pretendo vir a reeleição em 2012, até pelo meu trabalho, meu afinco, minha dedicação às pessoas que acompanham o meu trabalho parlamentar, elas sabem daquilo que eu estou falando,daquilo que estou dizendo e com muita propriedade, sou um soldado do povo, eu tenho um compromisso com o povo. Eu espero que com esta sociedade civil organizada as pessoas aprendam ou tentem ver o lado bom da política, porque na verdade Pitaqueiro, eu não sou político, aí você deve pensar: "mais você está vereador então necessariamente tem que ser um político", mas eu não sou um político, porque no dia em que eu aprender a ser um político eu vou ser um vigarista, uma pessoa mal vista, eu não vou conduzir o meu processo político parlamentar da forma que eu exerço hoje meu mandato. Porque ser político é ser complacente, ser político é ter visão futurista, ser político é estar na comunidade, isso é ser político. Se isso for um político, então eu sou político, mas não é o que eu vejo no nosso município e até em outros municípios, seja ele na escala municipal, estadual e federal. Então a minha pretensão é vir em 2012 com meu trabalho, afinco e dedicação, dizendo aquilo que fiz ao longo de quatro anos ou três anos e meio porque a eleição como você sabe seis meses antes já começa a campanha, então eu pretendo ganhar seguidores para o bem maior da cidade, porque se precisar de mim pra poder pagar um carro se som, pra pagar boca de urna aí eu prefiro nem ser político, porque político não faz verdadeiramente isso, isso quem faz são os politiqueiros, quem faz politicagem, e em todos os municípios existem politiqueiros que fazem politicagem. Então o meu maior desejo como vereador, minha maior vontade como vereador é que mais uma vez, assim, vou me tornar repetitivo aqui na entrevista, nós temos que ter uma sociedade civil organizada sim Pitaqueiro, porque só assim conseguimos ser respeitados. Hoje o que me entristece é ouvir o que ouvi em Visconde, Porto das Caixas, Reta Velha, Reta Nova, Itambí, Bairro Amaral, no próprio Areal onde eu resido, no centro de Itaboraí as pessoas falarem assim: " Mas eu quero saber quem vai ser o prefeito de fora que vai vir governar esta cidade", aí eu te pergunto: se os daqui não estão tendo responsabilidade com o nosso município, será que os de fora vão ter? Será que é essa aposta que temos que apostar? Ou será que alguma coisa pode acontecer para que uma pessoa que resida aqui, que uma pessoa que é de Itaboraí, que tem compromisso com Itaboraí juntamente com a sociedade civil organizada, com os políticos da cidade de bom senso e caráter que são poucos, podemos mudar esta realidade, podemos mudar nossa cultura; muitas pessoas em Itaboraí elas falam, reproduzem aquilo que elas ouvem, não necessariamente aquilo que vê,ou que realmente ouve dos parlamentares, dos políticos da cidade, porque não tem mais interesse de vir pra Câmara, perderam a motivação de vir pra Câmara, mas eu acho que eles estão perdendo uma grande oportunidade de realmente fazer e acontecer, porque o voto é um mal necessário para a população em modo geral, porque é a única arma que nós temos para combatermos os políticos mal-caráter, os que fazem politicagem, e para defender a moral e a honra de quem faz alguma coisa salutar em benefício da população de Itaboraí Pitaqueiro.       

PnC: Então mediante essas cinco perguntas eu agradeço ao Vereador Deoclécio Machado por ter se pré-disposto a dar esta entrevista para o "pitaconacamara", e deixo um espaço pra o Sr. deixar uma mensagem para a população, para os leitores do Blog.

D.M.: Olha, eu quero primeiro te agradecer, quero exaltar o seu trabalho, é um trabalho apolitico, um trabalho muito importante para o esclarecimento das pessoas que porventura perderam sua motivação de vir na Câmara, que votaram em um vereador e este o frustrou, que votou no Prefeito e este o frustrou, que leva esta mensagem que vai chegar até a casa deste leitor de uma maneira clara e transparente. Então uma mensagem que eu deixo aqui para o "pitaconacamara" Pitaqueiro, é uma mensagem de esperança. Eu também como cidadão itaboraiense residindo do bairro Areal, onde só saio de lá se papai do céu permitir, quando tiver um outro projeto de vida pra mim lá no céu. Eu sou uma pessoa que tem uma expectativa muito grande pra cidade, a cidade hoje ela não falta dinheiro, a cidade hoje ela falta projeto, ela falta uma injeção de ânimo que eu não acredito que aconteça neste governo, mas, uma cidade que tem a projeção de ser a 2ª em arrecadação do estado, a 5ª ou 6ª do País, isso é de uma magnitude muito grande e que nos trás muita esperança. Então, complementando esta mensagem, que os leitores, os blogueiros de plantão, que as pessoas 
que interagem com esta ferramenta que é a Internet, que é muito importante, que elas se conscientizem que nós precisamos de uma sociedade civil organizada Pitaqueiro, só assim conseguiremos alcançar um objetivo imaginável, levando esta mensagem a cada pessoa, porque num raio de 226.000 pessoas que residem aqui é humanamente impossível imaginar que não tem de 15 a 20 pessoas de bem que tenham condições reais de ganhar uma eleição a nível majoritário, a nível Prefeitura, para que realmente este dinheiro ele seja bem aplicado, bem investido, que busque parcerias com o Governo do Estado, que busque parceria com o Governo Federal para que as nossas crianças de hoje sejam o futuro de amanhã. Eu quero aqui acrescentar que nada vou levar desta vida, mas gostaria muito de marcar minha vida para os meus filhos, meus amigos, minha família, meus eleitores e pessoas que acompanham o meu trabalho; que Itaboraí ela pode ser renovada, nós podemos ter uma nova Itaboraí transformada, mas este processo de transformação começa primeiro com a nossa responsabilidade enquanto população, enquanto pensarmos que não tem jeito, realmente não vai ter jeito, enquanto pensarmos que estamos nas trevas e das trevas não vamos sair, que não existe luz, nós vamos permanecer nas trevas. Mas quando nós estamos numa treva que nós vemos uma luz, e que o executivo hoje não tem condições, a prerrogativa ou a preocupação de acender esta luz, eu acho que ele tem que ser julgado por isso, os vereadores tem que ser julgados por isso, então a mensagem que eu deixo é uma mensagem de esperança e comprometimento com o nosso município, porque só juntos, organizados poderemos ter uma Itaboraí cada vez melhor Pitaqueiro.

PnC: Muito Obrigado então Deoclécio, e até a Próxima sessão.

E acaba aqui, ufa.... escrevi pakas, mas tá aí.
Aproveitem

Me desculpem pela demora, ainda estou um pouco dodói.
Um Grande Abraço
O Pitaqueiro.

OBS: Não fui na sessão de quinta pois estava mais braba a Gripe naquele dia.

Um comentário:

Manuela Nygaard disse...

Pai de filho bonito tem aos montes não é vereador!!!

Diga-se isso pelo próprio Comperj!

Nessas horas eu lembro da comunidade no Orkut da "Eu trouxe a Petrobrás pra Itaboraí"

Pitaqueiro

Publiquei o audio da sessão do dia 24 no http://vivaitaborai.blogspot.com/

Os demais audios estão realmente danificados (vou benzer meu celular!)