terça-feira, 29 de março de 2011

Sessão dia 28/03/2011

Olá queridos leitores, amigos, e apreciadores deste trabalho,
fico muito feliz com a visita de cada um de vocês.

Mas vamos ao que interessa, cheguei lá mais exatamente às 18:40 H, e a sessão só iniciou às 18:54 H.

Lista de chamada: Geraldo Saraiva, Netinho Cardoso, Marcos Araújo, Carlinhos da Farmácia, Deoclécio Machado, Levi do Mercado, Bill, Valdir Batista, Lucas Borges, Elson Paz, Irmão Caio, e Mais ou menos no meio da sessão chegou o Alzenir Santana.

Inicio do 1º expediênte.

G.S. começa saudando a todos, inclusive a mim e a Manuela do Viva Itaboraí, e usou a tribuna para falar sobre a cobrança da população em cima dos vereadores em relação ao que a Petrobrás está fazendo em Itaboraí, e em cima do que os vereadores estão fazendo em relação a isso. Disse que os vereadores sãop apenas fiscalizadores do que é feito no nosso município, que não são eles que fazem as coisas, que colocam asfalto, que constróem escolas, e etc, que o papel deles é legislar. Fez uma convocação a população para irem a Petrobrás para poder entender o que tem acontecido aqui na nossa cidade, e a mobilização do povo para cobrar a mudança e transformação.

V.B. relamou do Sec. de Saúde Dr. Chaves, dizendo que o mesmo não cumpre com sua palavra, pois disse que mandaria um médico para o Psf do Cabuçú, pediu a saída deste Sec., comentou sobre o asfalto que chegou na Serrinha.

Bill, disse que temos que realmente fiscalizar o que a Comperj está fazendo, disse que não conheçe ao menos um funcionário de lá que seja daqui de Itaboraí, que muitas pessoas tem pedido emprego a ele. Falou para o V.B. que pode contar com a sua pessoa para a cobrança em cima do Sec. de Saúde, mas que acha o Dr. Chaves um bom Doutor, disse que concordou com a demissão das pessoas que iam para o hospital municipal para dormir ao invés de trabalhar, que a saúde em Itaboraí tem muito o que melhorar, eque seu "padrinho" são os eleitores.

L.B. fez uma crítica ao Sec. de Trabalho e Emprego e Renda, que não tem feito muita coisa em prol das pessoas que precisam de emprego em nosso município, e contou novamente o caso duma vez em que ele foi cortar o cabelo e encontrou dois nordestinos lá.

M.A. disse que concorda com a cobrança em relação as empresas que estão aqui, que não estão empregando nosso povo. Falou sobre a reunião sobre o transporte universitário que cocorreu no ultimo sábado(26/03/2011), questionou a presença de alguns secretários que não tem nada a ver com a área da educação estarem lá. "o prefeito não queria o transporte universitário por causa dos gastos que teria".
I.C. confirma que o projeto do ônibus universitário é do L.B. e que no início deste ano o mesmo já pediu outro ônibus universitário.
M.A. disse que ficou triste por não terem chamado nenhum dos vereadores para esta reunião.

Neste instante o L.B. fez uma fala incrivel, que trarei mais tarde, pois agora(14:43H) estou no trabalho.

D.M. comentou que foi hoje(28/03/2011) à 8 Psf's, reclamou da Prefeitura ser um cabide de emprego, que os profissionais capacitados não ocupam suas funções, pois "indicados" estão nessas vagas, comentou das pessoas que usaram a Comperj para ganhar votos e hoje nem apareem mais na cidade; criticou a aliança Sergio Soares/Alexandre Santos; falou que as grandes empresas que estão na cidade não precisam de incentivo e sim as micro-empresas. Questionou a falta de respeito da Comperj num evento em que a Presidenta Dilma Houseff esteve e que os vereadores locais nem foram chamados pra ficar no palanque, falou sobre o impacto ambiental causado pela Comperj no município. Aí, voltou a falar sobre os Psf's, falou que esteve conversando com os funcionários ,falou da falta de estrutura dos Psf's, comentou que um médio do Psf de Visconde está "jogando a toalha" por causa da falta de compromisso da Sec. de Saúde com os médicos, " se depender do médico em Visconde o povo vai morrer", por causa da falta de boa vontade da Sec de Saúde. Questionou a questão da insalubridade para os agentes de saúde, falou que os vereadores tem que fazer valer seus salários ajudando a população. Disse que os Secretários da cidade estão brincando com a população, e que a mesma já perdeu tudo o que podia, que agora é hora de começar a ganhar algo.

L.B. convoca a comissão de saúde pública para conversar com o Sec. de Saúde sobre a situação dos Psf's e falou sobre a questão das pessoas que foram "abençoadas" pelo tranporte universitário, que muitas delas não deveriam estar lá pois tem condição de pagar suas passagens, atrapalhando assim quem necessita de verdade, e convocou a comissão de serviço público para fiscalizar quem são as pessoas que estão utilizando o transporte universitário, e deu uma criticada na chefe de gabinete do prefeito que cuida desse assunto.

Passa-se ao segundo expediente, com a leitura da ata da sessão anterior que posteriormente foi aprovada.

L.B. faz uma convocação aos vereadores que estejam acompanhando a situação dos estudantes de Itaboraí.

M.A. leu o resumo do expediênte.

Aberta a apresentação de proprosições.

N.C. apresenta um decreto de lei sobre a entrega de uma medalha tiradentes.

L.M. leu dois decretos de título de cidadão de Itaboraí,e um de uma medalha Visconde de Itaboraí para Debora Lobosco.

V.B. comentou sobre um pessoal que levou um abaixo assinado para ele,
OBS: M.A. aparenta estar com um pouquinho de pressa.
V.B. continua pedindo implantação de uma agência dos Correios para o Calundú, e pediu instalação de antena da VIVO, um encaminhamento de pedido para a prestadora.

M.A. lembra que houve uma lei criada que impede a instalação de novas antenas de telefonia, criada pelo o A.S. de acordo com o M.A. " não podemos ficar sem comunicação por causa do equivoco de um vereador". Leu uma entrega de medalha, e pediu creche para dois bairros: Joaquim de Oliveira e outro que não entendi.

G.S. pede que a Sec. de Transporte envie a esta casa um projeto que dê um jeito no trânsito.

D.M. parabeniza o V.B pelas palavras ditas ao L.M.. pede um plano de saneamento básico para o municipio ao prefeito.

L.B. apresenta uma lei sobre o transporte universitário, e lê uma parte desta, e diz que será criada uma comissão em que haverão alguns representantes, haverão dois representantes da sociedade, que sejam preferencialmente de representantes estudantis.
O G.S. sugeriu que fossem usuários do ônibus, mas o L.B. não aprovou.

Votação da criação da comissão da criança, adolescente, idoso e portador de deficiência, todos os vereadores aprovaram.

D.M. parabeniza a criação desta comissão e justificou seu voto a favor da mesma.
V.B. disse que fica triste em ver os idosos serem tão mal tratados no nosso município.
L.M. agradeceu a formação desta comissão.

Em relação ao pedido do plano de saneamento básico, o proprio D.M. vem a plenário explicando que este pedido foi feito por causa de um descumprimento de lei, disse uqe foi pedido um organograma da Comperj que não chegou até agora nesta casa. Falou sobre uma obra que está sendo feito na reta. Disse que apartir da hora em que esta mensagem chegar, essa situação pode melhorar. Disse que lutará pelo veto da lei que impede que as operadoras melhorem seus sinais de telefonia no município.

G.S. fala sobre a questão do saneamento, disse que a prefeitura não sabe os locais onde tem manilha, e saneamento básico. Disse que a Sec. precisa primeiramente saber onde há saneamento, questionou o asfaltamento de algumas ruas que estão com a metragem menor do que o padrão, que isso prejudica a transitação de carros.
L.B. disse que tem ruas no Apollo que estão bem menores que o padrão.

M.A. criticou a Sec. de Obras que não tem capacidade de colocar asfalto em 1,5 KM de uma rua lá, que estão demorando dois anos pra isso, que se tiver que esperar asfalto para o município inteiro, pelo andar da carruagem demorará uns 100 anos.

Pedidos de hoje aprovados.

Votação dos pedidos da sessão passada.

Sobre os Pardais. Aprovada.
D.M. faz a leitura duma parte desta P.L..
L.B. pede o apoio da casa em relação a este P.L.
M.A. criticou a Sec. de Transporte que não trabalha, e que não porá em prática esta lei.
G.S. critica a "máfia dos pardais"( ele não usou este termo, mais é o que mais se enquadra).

D.M. disse em meio a muitas coisas a frase do Zagallo " vocês vão ter que me engolir"

Moeda Social e Regimento interno da Câmara. Aprovado.

Patrolamento. Aprovado.

Logo após isso. Finish, the end.
Ufa, até que enfim consegui acabar de postar,(são 16:39 H) eu estou em outra agência, e aqui eu trabalho mais, aí num deu tempo de postar antes.

A próxima entrevista a ser publicada já foi feita, espere e confie como diz o Didi.

Um Grande Abraço e até a próxima.
O Pitaqueiro.

Um comentário:

Manuela Nygaard disse...

É Pitaqueiro
O bicho pegou na Câmara nessa 2ª!!!!
To louca pra rever a fala do LB!!!! rsrsrs

Agora, um tanto de mau tom existir uma lei municipal que proíbe o progresso de chegar na cidade!!!Nesse caso através das antenas telefônicas.

E essa questão levantada sobre a metragem das ruas é muito interessante.

A rua tem 6 metros, eles estreitam pra 5,8mt com a desculpa de "é pra poder asfaltar mais um pouquinho"
e assim vão depreciando ainda mais a nossa cidade.
Tem que existir um padrão e esse padrão tem que ser no mínimo adequado ao uso comum da população.
O que será que o CREA diria sobre essa alteração na metragem das ruas?