quarta-feira, 2 de março de 2011

Sessão dia 28/02/2011

Olá queridos companheiros de luta,
Nesta sessão pra variar eu cheguei atrasado (às 18:35 H), e a sessão não havia começado ainda para a minha sorte, pois eu sempre perco muitos minutos e temas discutidos.
Vamos então a chamada: Lucas Borges, Irmão Caio, Netinho Cardoso, Valdir Batista, Bill, Deoclécio Machado e Marcos Araújo.

Inicia-se a sessão com a leitura da chamada, e após ela o L.B. pede ao I.C. que ore o Pai Nosso, ao término M.A. leu um trecho da constituição.
Então L.B. deu oportunidade ao N.C, que começou falando sobre a Lais( a menina de Itaboraí que morreu de dengue),questionou o porque não está sendo divulgado os casos de dengue
hemorrágicas na cidade, e continuou, falando sobre o caso de um rapaz que foi mal atendido no Hospital Estadual de Manilha que tinha um quadro crítico,criticou o Hospital Municipal por ter muitos mosquitos lá dentro, também comentou que fez uma ligação para a  Séc. Estadual de Saúde protocolo n°305595, e disse que a pessoa que o atendeu falou que passaria para o setor responsável e tinha até 15 dias para mandar uma pessoa lá, e depois ele disse para a menina “se eu ligar pra polícia falando que tem uma mulher sendo estuprada, quero ver se eles falam que vão demorar 15 dias pra chegar no local”.
Disse que antigamente Itaboraí foi conhecida como a cidade mais miserável do estado, mas está com medo que seja conhecida a cidade da dengue. Criticou abertamente o Sec. de Saúde Dr. Chaves.
Vem em seguida o M.A., contando uma história de um senhor que mora no loteamento Vila Nova (Itambi) dizendo que seu irmão havia falecido, que estava igual um doido sendo jogado de um lado para o outro pela delegacia e pelo batalhão, sem uma resposta para saber quem iria retirar o corpo do seu irmão de sua casa, isso era de manhã, o corpo só foi retirado após ajuda do M.A. após às 02:00 da manhã. Disse que às pessoas que precisam deste tipo de serviço tem sofrido muito, e que elas tem que depender do poder público, e não dos vereadores que eles não foram eleitos para isso, disse “ que a população não tem que ficar a mercê de vereador
nenhum, de Sec. de Saúde nenhum”. 
L.B. ressalta que é uma questão muito complicada por que os carros que fazem esse serviço é de Itaboraí, São Gonçalo e Regiões próximas, que precisamos de um carro (rabecão) exclusivo para a cidade, pelo que vivemos e que iremos viver.
D.M. vem falando sobre dar honra a quem tem honra (no caso a comissão de finanças e orçamento), que cancelou a Audiência Pública que aconteceu Hoje(28/02/2011) pela manhã, por que só haviam dois Secretários Municipais, que com esse número não havia a possibilidade de ser esclarecido tudo o que era necessário. Citou uma lei que irá ser votada e aprovada nessa sessão (unificação da Sec. de Saúde e Defesa Civil).
Também criticou o Dr. C., por estar proibindo as pessoas de entrarem no Hospital, comentou que o Dr. C. foi exonerado do estado após ter saído de vários Hospitais. Disse que S.S. deve  tê-lo contratado por ouvir falar sobre o que ele poderia fazer. Nos trouxe a notícia que até o Vice-Prefeito também foi barrado de entrar no Hospital, que uma pessoa lá de dentro disse que foi uma ordem do Dr. C. essa situação, o chamou de mentiroso por ter dito que havia proibido a entrada de acompanhantes por causa da dengue. Criticou a estrutura precária em que se encontra o nosso Hospital. Disse que estará do lado do Dr. C. enquanto o mesmo estiver ao lado da população, mas até agora está complicado a coisa, e que os vereadores ajudarão ao S.S. à tirá-lo do poder.
L.B. criticou a postura de alguns vereadores que ainda não retornaram do recesso, “espero que ano que vem vocês escolham melhor seus candidatos”,

E a população nesta hora pedia a cassação destes.

V.B. começou agradecendo ao D.M. por ter citado o Centro Social do Cabuçú, que está atendendo umas 800 pessoas por semanas. Agradeceu também ao Diretor do Hospital por ter afastado um médico, que por ter sido inadimplente gerou problemas à uma menina. E em
relação ao Dr.C. disse que o S.S. fez uma escolha infeliz ao colocá-lo como Sec. de Saúde. Citou que uma menina estava doente e foi mandada para casa com a seguinte alegação: “procure um vereador”, por que o médico não estava “afim” de atendê-la. Disse que antes dessa “ditadura” não havia tantas reclamações sobre a recepção do Hospital, e falou: “daqui a pouco nem o doente vai poder entrar no Hospital”, e continuou com críticas ao Dr.C., falando que o S.S. por ser médico poderia chamá-lo e colocá-lo em outra repartição.
L.B. veio se retratando sobre a declaração sobre os vereadores “fujões”, e elogiou a Lair e o “Português”, por estarem de olho na saúde.

Fim do Primeiro tempo, e leitura da ata da sessão anterior e comunicações da secretarias.

Logo em seguida, o D.M. começou a apresentação de proposições. Começou com um Projeto de lei que trará recursos Federais para reformas de 13 escolas, outro P.L. com a alteração do nome da Sec. de Saúde para Sec. de Saúde e Defesa Civil, pediu urgência na votação.

L.B. pediu uma creche e um PSF para o Loteamento Vila Brasil.

2ª votação do projeto do M.A. que concede título de utilidade pública a MAPRA. APOVADO.

2ª votação do Processo Legislativo do Projeto de Lei do N.C, que institui o programa primeiro emprego no município.

O N.C pediu a palavra para poder falar sobre o assunto. Disse que está lutando por isso desde 2004 e que não foi aprovado antes por causa do veto do Cosme Salles, e da covardia dos antigos vereadores que não derrubaram este veto.

Em seguida entra uma moça com uma bandeja na mão, e o L.B. fala “olha o respeito que as pessoas que freqüentam essa casa tem” se referindo ao cafezinho, e dizendo que isso nunca
havia acontecido antes( Valeu L.B., eu realmente estava precisando de um café naquela hora),  aí um senhor disse “só está faltando consertar os vereadores” e L.B. rebate “ vocês votam mal e eu que tenho que ficar metendo pau neles?”, complementou dizendo que tem compromisso com sua família, o povo de Itaboraí e com Deus.
Disse que pela primeira vez existem vereadores que não estão abaixando a cabeça para as vontades do Prefeito (que não ficam apoiando tudo sem saber o que é).

Volta N.C., dizendo que não tem medo de ninguém, e que melhor que a proteção de um carro blindado é a proteção da população da cidade.

Aí então, continua a votação do projeto do N.C., com uma palavra do L.B., dizendo que acha escabroso ver dois jovens da Paraíba estarem trabalhando na COMPERJ e os de Itaboraí estarem desempregados. ( só pra deixar claro, o L.B. não falou mal dos Paraíbas, mas quis dizer que é feio pra cidade ter gente de fora trabalhando aqui, e os de dentro estarem fora).

Vem o V.B. dizendo que esse projeto é muito importante para a cidade, e que o Prefeito da cidade não irá recusar um projeto desse, “até porque ele não é nem maluco de fazer uma coisa
dessa contra a população de Itaboraí”, depois deu uma fugida do assunto, dizendo sobre uns antigos vereadores que disseram algumas baboseiras,( um negócio de grupo dos 9).
Ao fim da discussão, o projeto foi APROVADO.
Em seguida o requerimento do D.M., da mudança do nome da Sec. de Saúde, e reformas das escolas, iniciando a discussão com o mesmo, dizendo que são amigos do governo enquanto o mesmo trabalhar pelo povo, e fez uma sátira sobre o Grupo dos nove que foi citado acima.

No âmbito da reforma das escolas o M.A. inicia dizendo que o tão sonhado projeto de reformas vai sair do papel, por causa da lenga-lenga de pessoas que ficavam dizendo “ ta saindo, ta saindo”, e que o dinheiro já estava na conta da CEF, e que quase voltou para o
governo federal. E comentou que conversou com um secretário que disse que as coisas não acontecem por causa dos vereadores, e o M.A. disse que não é pra colocar a culpa nos vereadores pela incompetência do poder público.
O L.B. disse que ficou sabendo de uma mudança na lei municipal que fez com que os inspetores escolares agora tem que ter 2º grau, e que então os que não tinham foram passados para Serviços Gerais, e que também chegou aos seus ouvidos que o Sub-Secretário de educação é semi-analfabeto, “ como é que pode uma pessoa semi-analfabeta ser responsável pela educação do município?”.

Disse que entende que pessoas não tenham condição de estudar, mas que existem cargos que precisam capacidade.
O I.C. vem falando sobre a importância do projeto da reforma das escolas, e que sente pena por ser 13 escolas, que por ele seriam todas. Disse que visitou uma escola em Sambaetiba e
viu que a mesma precisa de reforma urgentemente, a cozinha em estado de calamidade com vários improvisos para poder atender as crianças; que existe uma empresa do SUL (Curitiba) que está “cuidando” das escolas do município, disse que entrará com uma propositura para reforma dessa e uma escola do BNH da Reta.
E fez o mesmo questionamento que eu fiz no outro post: “onde está esse 1,8% a
mais que foi investido da educação?” “ nas cadeiras quebradas amontoadas nas
escolas”.
Em seguida V.B. que pertence a comissão de educação, se prontificou a ir na empresa e nas escolas averiguar as denuncias feitas pelo N.C.

O I.C. agradece ao companheiro pela prontificação.

O L.B. disse que o que foi feito pelo I.C. foi uma denúncia, que o município contratou uma empresa de Curitiba para trazer o alimento pronto para os alunos, e citou o exemplo de que
quando uma empresa de pedágio vai para uma rodovia, ela tem que asfaltá-la, e questionou porque uma empresa que fornece alimentação, não pode cuidar da cozinha? Convocou os vereadores da comissão, para ir nas escolas e tirarem fotos e iram achar o contrato que foi assinado pela Sec. de Educação e avaliá-lo.
N.C. disse que a um tempo atrás,  recebeu uma denúncia de uma escola que estava alagada, e ele mesmo foi lá resolver. Questionou o porque das escolas não terem um poço? Pediu para
colocar uma emenda na lei das reformas para colocar um poço em cada escola.
O D.M. veio falando sobre a emenda feita nesta lei citada acima.

O N.C. reclamou sobre a situação dos inspetores que foram passados para Serviços Gerais, e fez uma comparação do Lula(...) com ele, brincou dizendo sobre a falta de um dedo (que
os falta o mesmo), que são pessoas do povo, e que seus primeiros diplomas foram como Vereador e Presidente, respectivamente.

Falou que completou o segundo grau a mais ou menos uns dois anos por apostila. 

Perguntou a Sec. de Educação qual era a escolaridade o seu Sub-Secretário para ele poder assumir seu lugar quando ela não estivesse presente, e ela ficou muda.
Falou sobre a lei do primeiro emprego, porque jovens vão procurar emprego e ficam “na pista” por falta de experiência.

O Bill falou um pouco, denunciou a falta de sanitários nas escolas para as crianças menores de sete anos. O M.A. veio depois e disse que as próprias escolas poderiam comprar um vaso sanitário, pois recebem verba municipal para poder fazer melhorias na estrutura da escola, disse que às vezes as diretoras não fazem as coisas para ajudar as crianças.

Depois disso eu fui embora, mas não pense que a sessão acabou não, tem mais.

Em seguida, foi feita votação dos projetos que estavam na pauta.

M.A. propôs uma "conversa" com LB sobre a criação de uma comissão de transportes, sendo que ele já faz parte de uma. Inclusive propôs (com louvor dos populares presentes) a criação de uma lei proibindo o microônibus dentro de Itaboraí, em prol dos beneficiários do passe livre.
Ressaltou com muita veemência a questão dos pontos de ônibus, falou da mudança do ponto daquela rua ao lado do Gerezim pra Casa do Futuro, por ser um lugar escuro e perigoso.
Quando LB foi votar o pedido da criação de um PSF em Vila Brasil houve um burburinho, ampla discussão, sobre o benefício em se desapropriar, foi falado inclusive em valores de reforma (como ele disse "pintura de telhado") de uma escola municipal que custou 1,2 milhão, sendo que na mesma época em Magé foi feita uma escola de 2 andares por 1,1 milhão.
E alguém ressaltou que foi pedido de um valor ao Gov. Federal pra reforma de 13 escolas (se não me engano 3 milhões).

E CABUM, acabou a sessão.
Segue os Links para downloads do áudio da sessão (enquanto a Câmara não os disponibiliza)
http://www.mediafire.com/?i9x271zzbp4ppe1
http://www.mediafire.com/?iip9ln68raxrzd2

Agradeço aos colaboradores, visitantes e amigos.
Um abraço
O Pitaqueiro.

OBS: desculpem a demora no post, muito trabalho e ontem(01/03/2011) fiquei sem luz.

Um comentário:

Manuela Nygaard disse...

Adorei o que o LB disse: " vocês votam mal e eu que tenho que ficar metendo pau neles?"
É isso ai mesmo!
É muito fácil criticar.
Mas e na hora de votar?