Olá queridos leitores, amigos, e apreciadores deste trabalho,
fico muito feliz com a visita de cada um de vocês.
Mas vamos ao que interessa, cheguei lá mais exatamente às 18:40 H, e a sessão só iniciou às 18:54 H.
Lista de chamada: Geraldo Saraiva, Netinho Cardoso, Marcos Araújo, Carlinhos da Farmácia, Deoclécio Machado, Levi do Mercado, Bill, Valdir Batista, Lucas Borges, Elson Paz, Irmão Caio, e Mais ou menos no meio da sessão chegou o Alzenir Santana.
Inicio do 1º expediênte.
G.S. começa saudando a todos, inclusive a mim e a Manuela do Viva Itaboraí, e usou a tribuna para falar sobre a cobrança da população em cima dos vereadores em relação ao que a Petrobrás está fazendo em Itaboraí, e em cima do que os vereadores estão fazendo em relação a isso. Disse que os vereadores sãop apenas fiscalizadores do que é feito no nosso município, que não são eles que fazem as coisas, que colocam asfalto, que constróem escolas, e etc, que o papel deles é legislar. Fez uma convocação a população para irem a Petrobrás para poder entender o que tem acontecido aqui na nossa cidade, e a mobilização do povo para cobrar a mudança e transformação.
V.B. relamou do Sec. de Saúde Dr. Chaves, dizendo que o mesmo não cumpre com sua palavra, pois disse que mandaria um médico para o Psf do Cabuçú, pediu a saída deste Sec., comentou sobre o asfalto que chegou na Serrinha.
Bill, disse que temos que realmente fiscalizar o que a Comperj está fazendo, disse que não conheçe ao menos um funcionário de lá que seja daqui de Itaboraí, que muitas pessoas tem pedido emprego a ele. Falou para o V.B. que pode contar com a sua pessoa para a cobrança em cima do Sec. de Saúde, mas que acha o Dr. Chaves um bom Doutor, disse que concordou com a demissão das pessoas que iam para o hospital municipal para dormir ao invés de trabalhar, que a saúde em Itaboraí tem muito o que melhorar, eque seu "padrinho" são os eleitores.
L.B. fez uma crítica ao Sec. de Trabalho e Emprego e Renda, que não tem feito muita coisa em prol das pessoas que precisam de emprego em nosso município, e contou novamente o caso duma vez em que ele foi cortar o cabelo e encontrou dois nordestinos lá.
M.A. disse que concorda com a cobrança em relação as empresas que estão aqui, que não estão empregando nosso povo. Falou sobre a reunião sobre o transporte universitário que cocorreu no ultimo sábado(26/03/2011), questionou a presença de alguns secretários que não tem nada a ver com a área da educação estarem lá. "o prefeito não queria o transporte universitário por causa dos gastos que teria".
I.C. confirma que o projeto do ônibus universitário é do L.B. e que no início deste ano o mesmo já pediu outro ônibus universitário.
M.A. disse que ficou triste por não terem chamado nenhum dos vereadores para esta reunião.
Neste instante o L.B. fez uma fala incrivel, que trarei mais tarde, pois agora(14:43H) estou no trabalho.
D.M. comentou que foi hoje(28/03/2011) à 8 Psf's, reclamou da Prefeitura ser um cabide de emprego, que os profissionais capacitados não ocupam suas funções, pois "indicados" estão nessas vagas, comentou das pessoas que usaram a Comperj para ganhar votos e hoje nem apareem mais na cidade; criticou a aliança Sergio Soares/Alexandre Santos; falou que as grandes empresas que estão na cidade não precisam de incentivo e sim as micro-empresas. Questionou a falta de respeito da Comperj num evento em que a Presidenta Dilma Houseff esteve e que os vereadores locais nem foram chamados pra ficar no palanque, falou sobre o impacto ambiental causado pela Comperj no município. Aí, voltou a falar sobre os Psf's, falou que esteve conversando com os funcionários ,falou da falta de estrutura dos Psf's, comentou que um médio do Psf de Visconde está "jogando a toalha" por causa da falta de compromisso da Sec. de Saúde com os médicos, " se depender do médico em Visconde o povo vai morrer", por causa da falta de boa vontade da Sec de Saúde. Questionou a questão da insalubridade para os agentes de saúde, falou que os vereadores tem que fazer valer seus salários ajudando a população. Disse que os Secretários da cidade estão brincando com a população, e que a mesma já perdeu tudo o que podia, que agora é hora de começar a ganhar algo.
L.B. convoca a comissão de saúde pública para conversar com o Sec. de Saúde sobre a situação dos Psf's e falou sobre a questão das pessoas que foram "abençoadas" pelo tranporte universitário, que muitas delas não deveriam estar lá pois tem condição de pagar suas passagens, atrapalhando assim quem necessita de verdade, e convocou a comissão de serviço público para fiscalizar quem são as pessoas que estão utilizando o transporte universitário, e deu uma criticada na chefe de gabinete do prefeito que cuida desse assunto.
Passa-se ao segundo expediente, com a leitura da ata da sessão anterior que posteriormente foi aprovada.
L.B. faz uma convocação aos vereadores que estejam acompanhando a situação dos estudantes de Itaboraí.
M.A. leu o resumo do expediênte.
Aberta a apresentação de proprosições.
N.C. apresenta um decreto de lei sobre a entrega de uma medalha tiradentes.
L.M. leu dois decretos de título de cidadão de Itaboraí,e um de uma medalha Visconde de Itaboraí para Debora Lobosco.
V.B. comentou sobre um pessoal que levou um abaixo assinado para ele,
OBS: M.A. aparenta estar com um pouquinho de pressa.
V.B. continua pedindo implantação de uma agência dos Correios para o Calundú, e pediu instalação de antena da VIVO, um encaminhamento de pedido para a prestadora.
M.A. lembra que houve uma lei criada que impede a instalação de novas antenas de telefonia, criada pelo o A.S. de acordo com o M.A. " não podemos ficar sem comunicação por causa do equivoco de um vereador". Leu uma entrega de medalha, e pediu creche para dois bairros: Joaquim de Oliveira e outro que não entendi.
G.S. pede que a Sec. de Transporte envie a esta casa um projeto que dê um jeito no trânsito.
D.M. parabeniza o V.B pelas palavras ditas ao L.M.. pede um plano de saneamento básico para o municipio ao prefeito.
L.B. apresenta uma lei sobre o transporte universitário, e lê uma parte desta, e diz que será criada uma comissão em que haverão alguns representantes, haverão dois representantes da sociedade, que sejam preferencialmente de representantes estudantis.
O G.S. sugeriu que fossem usuários do ônibus, mas o L.B. não aprovou.
Votação da criação da comissão da criança, adolescente, idoso e portador de deficiência, todos os vereadores aprovaram.
D.M. parabeniza a criação desta comissão e justificou seu voto a favor da mesma.
V.B. disse que fica triste em ver os idosos serem tão mal tratados no nosso município.
L.M. agradeceu a formação desta comissão.
Em relação ao pedido do plano de saneamento básico, o proprio D.M. vem a plenário explicando que este pedido foi feito por causa de um descumprimento de lei, disse uqe foi pedido um organograma da Comperj que não chegou até agora nesta casa. Falou sobre uma obra que está sendo feito na reta. Disse que apartir da hora em que esta mensagem chegar, essa situação pode melhorar. Disse que lutará pelo veto da lei que impede que as operadoras melhorem seus sinais de telefonia no município.
G.S. fala sobre a questão do saneamento, disse que a prefeitura não sabe os locais onde tem manilha, e saneamento básico. Disse que a Sec. precisa primeiramente saber onde há saneamento, questionou o asfaltamento de algumas ruas que estão com a metragem menor do que o padrão, que isso prejudica a transitação de carros.
L.B. disse que tem ruas no Apollo que estão bem menores que o padrão.
M.A. criticou a Sec. de Obras que não tem capacidade de colocar asfalto em 1,5 KM de uma rua lá, que estão demorando dois anos pra isso, que se tiver que esperar asfalto para o município inteiro, pelo andar da carruagem demorará uns 100 anos.
Pedidos de hoje aprovados.
Votação dos pedidos da sessão passada.
Sobre os Pardais. Aprovada.
D.M. faz a leitura duma parte desta P.L..
L.B. pede o apoio da casa em relação a este P.L.
M.A. criticou a Sec. de Transporte que não trabalha, e que não porá em prática esta lei.
G.S. critica a "máfia dos pardais"( ele não usou este termo, mais é o que mais se enquadra).
D.M. disse em meio a muitas coisas a frase do Zagallo " vocês vão ter que me engolir"
Moeda Social e Regimento interno da Câmara. Aprovado.
Patrolamento. Aprovado.
Logo após isso. Finish, the end.
Ufa, até que enfim consegui acabar de postar,(são 16:39 H) eu estou em outra agência, e aqui eu trabalho mais, aí num deu tempo de postar antes.
A próxima entrevista a ser publicada já foi feita, espere e confie como diz o Didi.
Um Grande Abraço e até a próxima.
O Pitaqueiro.
terça-feira, 29 de março de 2011
sexta-feira, 25 de março de 2011
Sessão dia 24/03/2011
Olá queridos leitores,
hoje vamos começar de uma forma diferente:" Parabéns pra você, nesta data querida, muitas felicidades, muitos anos de vida. Eeeeeee". Ontem(24/03/2011) o Blog "pitaconacamara" completou um mês de vida com mais de 500 acessos. Fico muito feliz pela participação de todos vocês neste blog, agradeço a visita de todos, continuem acessando o "pitaconacamara".
Então vamos lá não é?
Já nem digo mais que cheguei atrasado, pois não tem começado no horário que na primeira vez que eu fui me informaram, cheguei às 18:40 H, e nada.
OBS: só pra citar, tinha um pessoal da Defesa Civil presente, inclusive o Dr. Chaves, acredito que estavam atrás
do D.M., mas se retiraram ainda antes de começar a sessão, após uma conversa com o L.B..
A sessão inicia às 18:56 H, da mesma maneira em que já estão acostumados a fazer, e por isso não ficarei em todo post falando o que acontece na abertura, pois vocês que acompanham o Blog já estão cansados de saber como é.
Vamos então a lista de chamada: Netinho Cardoso, Bill, Valdir Batista, Irmão Caio, Niodir Salles, Deoclécio Machado, Lucas Borges e Geraldo Saraiva.
Aberto o 1° expediente,
G.S. inicia a fala, contando que teve um encontro no final de semana passado com o José Vicente Filho. Nos contou também que em Niterói a prefeitura dá apoio aos donos de estacionamento com desconto no IPTU( 100% se não me engano), pois os estacionamentos ajudam a cidade a não ficar tão entupida de carros nas ruas. Falou de alguns locais em Itaboraí que podem servir de estacionamento, disse que o José V. Filho
irá enviar para os vereadores este projeto do apoio aos estacionamentos, para que os mesmos possam analisar melhor.
Bill sobe a tribuna e elogia o Sec. de Saúde,( o que fez algumas pessoas presentes estranharem um pouco), e citou que alguns funcionários que eram "apadrinhados" estavam sendo mandados embora, disse que se for pra não cumprirem seus horários é melhor que cada um deles não esteja lá. Citou que muitas taxas negativas da saúde que estavam altas até antes da chegada do Sec. de Saúde, hoje diminuíram com o trabalho do Dr. Chaves. Disse que acompanha o trabalho dele desde o Hospital de Manilha. Comentou de sua tristeza em relação aos companheiros que estão tecendo críticas ao Sec. de Saúde.
Logo a seguir, vem o D.M., que faz uma brincadeira com um rapaz morador do Areal que faz caminhada todo dia, dizendo que se um dia ele precisar de Saúde no município ele estará muito bem. Parabeniza o Bill, dizendo que não aguentaria esperar a fala do Dr. Chaves, e que não falará da Administração do Hospital. Comenta ter ido lá no hospital municipal, e que tem visto todos os funcionários estarem insatisfeitos com a gestão.
Nesse momento entra o Bill e diz que o Dr. Chaves é um bom interventor, e que por só ter vagabundo no hospital é que às pessoas estão dizendo que ele tem sido ruim.
D.M. prossegue falando que o Sec. de Saúde tem uma dívida de R$32.000,00 com despesas de helicóptero e que o município não irá pagar por isso. Comentou que tem uma área lá no hospital (se não me engano a cozinha) está interditada pela Vigilância Sanitária,e que a hora da visita no hospital é um caos. Fala que não é contra o Dr. Chaves, se o mesmo estiver fazendo algo de bom, citou alguns casos de demissão que estão havendo lá, e que só existe uma pessoa que vai mudar isso tudo que é o Prefeito. Nos falou de muitos problemas no hospital e que ninguém está dando a mínima, e por fim disse que algumas secretarias estão começando a entrar nos trilhos.
L.B. disse que leu uma matéria falando sobre o funcionamento de PSF's, aproveitou e falou das PSF's do nosso município e parabenizou o Prefeito do Rio Eduardo Paes por ter privatizado as suas PSF's, e que agora os médicos de lá tem que colocar suas digitais no ponto em todos os momentos, ( saída, chegada, hora de almoço).
V.B. aproveita a deixa e vem falando sobre PSF's também, e faz algumas "leves" criticas ao Dr. Chaves. Se posiciona contrario a mandar um médico embora e deixar a população sem atendimento,e diz que não vai falar tudo que pensa sobre o Dr.Chaves e fez uma dura crítica ao Bill por tê-lo elogiado.
OBS: só pra explicar, não abrevio o nome do Bill porque o mesmo é pequeno.
I.C. comenta sobre a entrevista que cedeu ao "Pitaconacamara", e continuou falando sobre uma moça que foi pedir uma assinatura dele para um projeto, (que se eu me recordo era sobre colocação de radar), e questiona todos os radares da cidade estarem desligados, e que teme que aconteça algum acidente no Engenho Velho pois há lá uma alta transitação de carros, e que pelo menos umas trezentas crianças atravessam às ruas por lá indo e vindo da escola.
Fim do 1° expediente. Leitura da ata . Aprovada. Leitura dos recados das secretarias.
Leitura de proposições.
N.S. fala sobre um P.L. dos medidores de água à serem instalados em todas às residências do município, e lê a justificativa deste P.L.
V.B. lê uma congratulação aos funcionários da funerária municipal, que está prestando um ótimo serviço de acordo com o próprio.
L.B. dá uma sacaneada no V.B. logo após sua fala.
D.M. diz que concorda com 90% com o que disse o V.B. em relação a funerária. Pede construção de creche no Areal e um passeio público que vai de Venda das Pedras até a Usina em Porto das Caixas.
N.C. pede uma ponte ou passarela no Iguá, e asfalto em Quissamã, Beira Rio e Jardim Progresso e patrolamento na estrada do Pico amanhã( no caso hoje 25/03/2011).
Pedidos aprovados.
Passa-se a ordem do dia.
Há uma votação de algumas proposições que foram ditas na segunda-feira. Aprovadas.
E em relação ao pedido feito pelo N.C., o mesmo vem a tribuna, falando sobre este pedido, que o C.S. não cumpriu o que foi prometido a ele, e que o S.S. está seguindo a mesma linha. Disse que se até o final do ano não forem atendidas suas reivindicações, se tornará oposição ao S.S., e que não aceita brincadeira com a população, diz que todos os prefeitos anteriores e atual só brincaram com a cidade.
OBS: neste instante ele comenta sobre seu futuro político, dizendo que não sabe se virá a prefeito de Itaboraí, que pode acabar vindo como Prefeito de Tanguá, mas que depende do que o partido decidir para ele.
e Puft, acabou.
teve uma hora lá que o D.M. falou sobre o "Pitaconacamara" mas eu num me recordo em que momento foi.
Nossa próxima entrevista já está marcada, agora é só esperar.
Um Grande Abraço
O Pitaqueiro.
hoje vamos começar de uma forma diferente:" Parabéns pra você, nesta data querida, muitas felicidades, muitos anos de vida. Eeeeeee". Ontem(24/03/2011) o Blog "pitaconacamara" completou um mês de vida com mais de 500 acessos. Fico muito feliz pela participação de todos vocês neste blog, agradeço a visita de todos, continuem acessando o "pitaconacamara".
Então vamos lá não é?
Já nem digo mais que cheguei atrasado, pois não tem começado no horário que na primeira vez que eu fui me informaram, cheguei às 18:40 H, e nada.
OBS: só pra citar, tinha um pessoal da Defesa Civil presente, inclusive o Dr. Chaves, acredito que estavam atrás
do D.M., mas se retiraram ainda antes de começar a sessão, após uma conversa com o L.B..
A sessão inicia às 18:56 H, da mesma maneira em que já estão acostumados a fazer, e por isso não ficarei em todo post falando o que acontece na abertura, pois vocês que acompanham o Blog já estão cansados de saber como é.
Vamos então a lista de chamada: Netinho Cardoso, Bill, Valdir Batista, Irmão Caio, Niodir Salles, Deoclécio Machado, Lucas Borges e Geraldo Saraiva.
Aberto o 1° expediente,
G.S. inicia a fala, contando que teve um encontro no final de semana passado com o José Vicente Filho. Nos contou também que em Niterói a prefeitura dá apoio aos donos de estacionamento com desconto no IPTU( 100% se não me engano), pois os estacionamentos ajudam a cidade a não ficar tão entupida de carros nas ruas. Falou de alguns locais em Itaboraí que podem servir de estacionamento, disse que o José V. Filho
irá enviar para os vereadores este projeto do apoio aos estacionamentos, para que os mesmos possam analisar melhor.
Bill sobe a tribuna e elogia o Sec. de Saúde,( o que fez algumas pessoas presentes estranharem um pouco), e citou que alguns funcionários que eram "apadrinhados" estavam sendo mandados embora, disse que se for pra não cumprirem seus horários é melhor que cada um deles não esteja lá. Citou que muitas taxas negativas da saúde que estavam altas até antes da chegada do Sec. de Saúde, hoje diminuíram com o trabalho do Dr. Chaves. Disse que acompanha o trabalho dele desde o Hospital de Manilha. Comentou de sua tristeza em relação aos companheiros que estão tecendo críticas ao Sec. de Saúde.
Logo a seguir, vem o D.M., que faz uma brincadeira com um rapaz morador do Areal que faz caminhada todo dia, dizendo que se um dia ele precisar de Saúde no município ele estará muito bem. Parabeniza o Bill, dizendo que não aguentaria esperar a fala do Dr. Chaves, e que não falará da Administração do Hospital. Comenta ter ido lá no hospital municipal, e que tem visto todos os funcionários estarem insatisfeitos com a gestão.
Nesse momento entra o Bill e diz que o Dr. Chaves é um bom interventor, e que por só ter vagabundo no hospital é que às pessoas estão dizendo que ele tem sido ruim.
D.M. prossegue falando que o Sec. de Saúde tem uma dívida de R$32.000,00 com despesas de helicóptero e que o município não irá pagar por isso. Comentou que tem uma área lá no hospital (se não me engano a cozinha) está interditada pela Vigilância Sanitária,e que a hora da visita no hospital é um caos. Fala que não é contra o Dr. Chaves, se o mesmo estiver fazendo algo de bom, citou alguns casos de demissão que estão havendo lá, e que só existe uma pessoa que vai mudar isso tudo que é o Prefeito. Nos falou de muitos problemas no hospital e que ninguém está dando a mínima, e por fim disse que algumas secretarias estão começando a entrar nos trilhos.
L.B. disse que leu uma matéria falando sobre o funcionamento de PSF's, aproveitou e falou das PSF's do nosso município e parabenizou o Prefeito do Rio Eduardo Paes por ter privatizado as suas PSF's, e que agora os médicos de lá tem que colocar suas digitais no ponto em todos os momentos, ( saída, chegada, hora de almoço).
V.B. aproveita a deixa e vem falando sobre PSF's também, e faz algumas "leves" criticas ao Dr. Chaves. Se posiciona contrario a mandar um médico embora e deixar a população sem atendimento,e diz que não vai falar tudo que pensa sobre o Dr.Chaves e fez uma dura crítica ao Bill por tê-lo elogiado.
OBS: só pra explicar, não abrevio o nome do Bill porque o mesmo é pequeno.
I.C. comenta sobre a entrevista que cedeu ao "Pitaconacamara", e continuou falando sobre uma moça que foi pedir uma assinatura dele para um projeto, (que se eu me recordo era sobre colocação de radar), e questiona todos os radares da cidade estarem desligados, e que teme que aconteça algum acidente no Engenho Velho pois há lá uma alta transitação de carros, e que pelo menos umas trezentas crianças atravessam às ruas por lá indo e vindo da escola.
Fim do 1° expediente. Leitura da ata . Aprovada. Leitura dos recados das secretarias.
Leitura de proposições.
N.S. fala sobre um P.L. dos medidores de água à serem instalados em todas às residências do município, e lê a justificativa deste P.L.
V.B. lê uma congratulação aos funcionários da funerária municipal, que está prestando um ótimo serviço de acordo com o próprio.
L.B. dá uma sacaneada no V.B. logo após sua fala.
D.M. diz que concorda com 90% com o que disse o V.B. em relação a funerária. Pede construção de creche no Areal e um passeio público que vai de Venda das Pedras até a Usina em Porto das Caixas.
N.C. pede uma ponte ou passarela no Iguá, e asfalto em Quissamã, Beira Rio e Jardim Progresso e patrolamento na estrada do Pico amanhã( no caso hoje 25/03/2011).
Pedidos aprovados.
Passa-se a ordem do dia.
Há uma votação de algumas proposições que foram ditas na segunda-feira. Aprovadas.
E em relação ao pedido feito pelo N.C., o mesmo vem a tribuna, falando sobre este pedido, que o C.S. não cumpriu o que foi prometido a ele, e que o S.S. está seguindo a mesma linha. Disse que se até o final do ano não forem atendidas suas reivindicações, se tornará oposição ao S.S., e que não aceita brincadeira com a população, diz que todos os prefeitos anteriores e atual só brincaram com a cidade.
OBS: neste instante ele comenta sobre seu futuro político, dizendo que não sabe se virá a prefeito de Itaboraí, que pode acabar vindo como Prefeito de Tanguá, mas que depende do que o partido decidir para ele.
e Puft, acabou.
teve uma hora lá que o D.M. falou sobre o "Pitaconacamara" mas eu num me recordo em que momento foi.
Nossa próxima entrevista já está marcada, agora é só esperar.
Um Grande Abraço
O Pitaqueiro.
terça-feira, 22 de março de 2011
Direito de Resposta!!!
Amigos,
mediante acusações feitas aos vereadores Geraldo Saraiva e Alzenir Santana pelo jornal O Boca Livre e corroborado em uma página do Facebook, foi pedido pelos mesmos um direito de resposta a essas acusações.
Gostaria de deixar bem claro, que meu trabalho é apolitico, mas como estamos em uma democracia, o direito de resposta foi concedido e está sendo publicado aqui. É a Primeira e única vez que espero ter que fazer isso, pois não desejo me envolver nesse tipo de situação.
As falas referidas a seguir, foram ditas pelos dois vereadores na sessão de Segunda-Feira(21/03/2010), e estão sendo relatadas por mim, com exatidão, como prometido, sem tirar nem pôr nenhuma palavra à mais, e nem à menos.
Inicia-se com o Vereador Geraldo Saraiva:
Fica aí então publicado o direito de resposta dos Referidos Vereadores acima citados.
Muito Obrigado pela Compreensão Um Forte Abraço O Pitaqueiro. Até a Próxima.
mediante acusações feitas aos vereadores Geraldo Saraiva e Alzenir Santana pelo jornal O Boca Livre e corroborado em uma página do Facebook, foi pedido pelos mesmos um direito de resposta a essas acusações.
Gostaria de deixar bem claro, que meu trabalho é apolitico, mas como estamos em uma democracia, o direito de resposta foi concedido e está sendo publicado aqui. É a Primeira e única vez que espero ter que fazer isso, pois não desejo me envolver nesse tipo de situação.
As falas referidas a seguir, foram ditas pelos dois vereadores na sessão de Segunda-Feira(21/03/2010), e estão sendo relatadas por mim, com exatidão, como prometido, sem tirar nem pôr nenhuma palavra à mais, e nem à menos.
Inicia-se com o Vereador Geraldo Saraiva:
“Eu gostaria de antes da fala do próximo vereador, aproveitar aqui a presença do amigo “Pitaqueiro”, (aquele rapaz de vermelho) que faz um importante trabalho divulgando do que acontece aqui na Câmara de Vereadores na internet, já que o nobre companheiro “Pitaqueiro” está aqui presente e aproveitando a presença de todos aqui, eu gostaria que Vossa Senhoria, prezado amigo, corrigisse duas distorções que foram lá colocadas, não por Vossa Excelência, e sim por outras pessoas. Lá na internet está escrito que o Vereador Alzenir Santana estava noventa dias sem comparecer a Câmara, isto é uma inverdade, primeiro companheiro “Pitaqueiro” que de 15/12/2010 à 15/01/2011 por razões constitucionais o vereador de Itaboraí e dos outros 5.000 municípios do estado e da união, o governo administrativo tem sessenta dias de recesso, não foi o vereador Alzenir que criou isso, depois, nós tivemos um período do Carnaval onde o Brasil parou, e eu, por exemplo, fui em Búzios rapidamente e vi por lá o Vereador Deoclécio Machado jogando peteca na areia, todos aqui procuram se divertir cada um na sua moda, neste mesmo período o vereador Alzenir Santana entrou com um pedido aqui na câmara de 15 dias de licença, aprovado pela câmara, porque ele estava doente com um problema sério de vista contagioso. Evidente que aqui ele não viria, então vejo na internet com muita tristeza vereador Irmão Caio, a noticia que o vereador Alzenir Santana está à 90 dias sem comparecer a câmara, contando o período do recesso. Isso são inverdades, e isso é bom dizer em público e que Vossa excelência anote, porque não estou dizendo ao pé do ouvido, estou dizendo no microfone oficial da câmara. E também sobre o Vereador Geraldo Saraiva, que sou eu, quero dizer a Vossa Senhoria que aquela materiazinha paga colocada em “jornaleco”, “pasquim”, não tem nada a ver comigo meu Irmão, eu não tenho nada a ver com barraqueiro, com “lambe-lambe”, não conheço nenhum “lambe-lambe”, e que eu teria invadido a Sec. de Fazenda para falsificar um documento, ultimamente companheiro, o único lugar que eu faço uma invasão e na minha casa, mais ninguém. Embora que o amigo tenha um trabalho bonito colocando na internet o que acontece na câmara, que Vossa Senhoria tivesse que... que isso não tem nada a ver com Vossa Excelência, mas aproveitando que está na internet, que ajudasse a câmara a mostras a verdade dos fatos, que nem o vereador Alzenir Santana faltou 90 dias, até porque recesso não é falta, e nem o Vereador Geraldo Saraiva pulou um muro pra ajudar uma menina, uma mulher, é isso. Tirando o “lambe-lambe”, eu nem sei o que é isso, de modo que essas coisinhas acontecem em jornaleco pasquim onde quando você paga é elogiado e se não é criticado, só que meu num vai levar nenhum, entendeu companheiro, um abraço. ”
Depois do direito de resposta dado ao Vereador Geraldo Saraiva, Passemos ao do Alzenir Santana.
“ Senhor presidente, senhores vereadores é, eu nem mencionaria, eu nem viria falar de uma situação dessas,mas, se tratando de pessoas que nós consideramos pessoas inteligentes no município, primeira coisa que pra se usar uma internet e colocar em público as coisas que estão acontecendo em relação a um vereador, ou qualquer pessoa que seja, tem que se entender de leis, tem que se conhecer, tem que saber o que está acontecendo, o que significa um recesso, quantos dias significam este recesso na verdade, para que se possa colocar numa internet qualquer matéria que seja. Por que expor um vereador entendeu, expor uma pessoa pública que fica uma coisa complicada pra caramba, essa matéria do jornal que Vossa Excelência (Geraldo Saraiva) também mencionou. Você entra na justiça contra um jornal, aí você ganha vereador Geraldo Saraiva, direito de resposta, esse direito de reposta sai em dois exemplares, e você vai levar pra processar um jornal desse uns vinte anos. Então isso na verdade, num país a ter o direito de imprensa, todas essa coisas que acontecem no Brasil são coisas sérias “à bessa” , e agente considera principalmente as pessoas que estão usando a internet, acredito eu que sejam pessoas formadas, inteligentes, que são importantes no município, à construir um município melhor não é, não só os vereadores mais todas as pessoas. Quando se fizeram aqui manifestações contra o lixo, essas coisas, essas manifestações que nós respeitamos, que a câmara respeitou em todos os momentos,e que tem que ser respeitado um vereador seu direito de voto também, que certo ou errado, ele é um representante da população, essa que é a grande verdade, o que eu quero fazer, com essa verdade, que eu não sei quem é, que eu não conheço às pessoas que mexem com isso. Por exemplo: teve vereador aqui que votou contrário a toda parte que diz respeito a CTR, lixo esse negócio todo, e não foi tirada a fotografia, a fotografia permaneceu lá durante muito tempo. E agente acredita e faz o apelo para que as pessoas façam sim as criticas, que são importantes, a democracia tem que prevalecer e a verdade também. Muito Obrigado Senhor Presidente.”
Geraldo Saraiva: “ concluído então, gostaria de agradecer ao jovem “Pitaqueiro”, pelo trabalho “Pitaconacamara”, agradecer ao companheiro que esse é um trabalho importante e que não tem nada a ver com o seu trabalho o que foi mencionado, nada tem a ver, Pelo Amor de Deus, estou apenas aproveitando o seu trabalho para que a verdade seja publicada, porque é duro para o vereador Alzenir Santana estar no recesso legal que a constituição prevê, e alguém colocar lá, que o vereador está a 90 dias sem aparecer na câmara, alguém dizer que o vereador Geraldo Saraiva tirou um “lambe-lambe”, eu nem sei o que é um “lambe-lambe”, Vossa Excelência conhece um “lambe-lambe”?(perguntando ao Irmão Caio), não eu sei disso, de modo que agente através de uma ação envolvido com esse tipo de coisa de crítica, que me critiquem pelos meus erros, mas não inventem. Que eu tenho seis eleições em Itaboraí, sempre trabalhando e inclusive com sensatês.”
segunda-feira, 21 de março de 2011
Sessão dia 21/03/2011!!!!
Olá queridos amigos, leitores, população Itaboraiense em geral que acompanha o Pitaconacamara,
Um muito obrigado a todos vocês por estarem fazendo este trabalho crescer a cada dia mais.
Vamos começar do começo, bem do comecinho,....
Mais uma vez cheguei atrasado, mais exatamente às 18:25 H, e ainda não havia iniciado-se a sessão deste dia. Tive que esperar na entrada da Câmara, pois a porta que leva ao local da sessão ainda não estava aberta.
Abriram-se às "Portas da Esperança", e todos os presentes puderam subir, isso era umas 18:40 H mais ou menos.
Seguimos com a Lista de Chamada: Deoclécio Machado, Carlinhos da Farmácia, Geraldo Saraiva, Niodir Salles, Irmão Caio, Levi do Mercado, Netinho Cardoso, Bill, Alzenir Santana e Valdir Batista. Elson Paz, Lucas Borges e Marcos Araújo não compareceram.
A sessão inicia-se da mesma forma em que todos vocês já estão acostumados, com uma leitura de um trecho Bíblico, um da Constituição e a Oração do Pai Nosso.
Se inicia o primeiro expediente dando a palavra aos Vereadores o Presidente da Sessão G.S., que a dá ao C.F., que agradece ao S.S e ao Sec. de Obras pelo inicio de obras nas Retas.
D.M. vem em seguida dizendo que quando alguém tiver que elogiar alguma coisa que faça da maneira que o C.F. fez; disse que está indo atrás dos secretários Municipais para conversar com cada um, que já teve uma conversa muito séria com o Sec. de Obras se não me engano, e que o mesmo após um tempo de conversa com o D.M. assumiu alguns erros cometidos; disse que amanhã(22/03/2010) estará tendo uma conversa dom o Sec. Municipal de Saúde Dr. Chaves, " o que é melhor para o município tem que ser discutido amplamente", "tenho compromisso com a população de Itaboraí, e não com secretários, ou com o Prefeito"; em seguida questionou a demissão do Dir. do Hospital Municipal Desembargador Leal Júnior, Carlos Augusto e disse essa frase que eu não poderia deixar de retratá-la para vocês: " o Sec. de Saúde tem que assistir Tropa de Elite novamente", fazendo assim uma alusão aquele "bordão" que foi criado no filme " pede pra sair Seu Zero Meia", todos presentes na sessão deram gargalhadas nesse momento. Comentou que os Sec. tem que mostrar atitudes com feitos para a população, e não vindo a Câmara "meter o pau" nos vereadores. "temos que colocar todos os vagões nos trilhos, ou descarrilá-los todos de uma vez", e finalizou citando um trecho de um texto do L.B..
Enquanto o D.M. falava, veio até mim a mando do G.S. o Rapazinho que estava fazendo a filmagem da sessão, e perguntou o meu nome, (nesse instante eu pensei " caramba, vai dar merda", mas não aconteceu nada do que passou num milésimo de segundo da minha cabeça, e foram tantas coisas que eu imaginei, vocês num tem nem noção).
Seguindo a sessão, logo após a fala do D.M., G.S. assumiu o Microfone e fez uma retratação pública em relação a matéria que foi publicada no "Jornal Boca Livre", que fazia várias acusações ao mesmo, e também disse de outra matéria que fazia acusações ao Ver. A.S. o chamando de faltoso, o acusando de estar mais de noventa dias sem comparecer às sessões, o próprio A.S. pediu a fala para se retratar em relação à este assunto. O G.S. explicou que isso aconteceu no Facebook, que pegaram a matéria, colocaram fotos e fizeram comentários da mesma sem averiguar os assuntos citados acima.
E agora a explicação do porque o G.S. perguntou o meu nome, ele citou o trabalho que eu venho fazendo, fez elogios ao trabalho que está sendo desenvolvido, que é um trabalho de utilidade pública, segundo às palavras do mesmo, que os fatos ditos por ele descritos acima não tem nenhum envolvimento com o trabalho do Pitaqueiro, e pediu que o ajudasse a levar essa retratação a Internet, para que às pessoas tenham conhecimento dos fatos Verídicos sobre os dois assuntos.
OBS: "Estamos em um País onde o que reina é a Democracia, e o direito de resposta ao G.S e A.S. foi concedido, e será publicado pela minha pessoa, no post da sessão do dia 17/03/2011, então Não percam a retratação, que será postada de acordo com o que foi falado por Ambos, sem tirar nem pôr nenhuma palavra."*
E continuando a sessão, N.C. falou um pouco sobre seu passado, como educa seus filhos, que já foi muito humilhado nesta vida. Disse que entrou na política através do Capitão Guimarães, com quem tem uma eterna dívida. Explicou um pouco como foi sua primeira campanha para vereador. Falou sobre a pequinês do HOMEM, que nós não somos nada e que a melhor coisa que um homem pode ser é humilde. "Vamos cobrar ao Prefeito". E por fim sobre a chegada do projeto do primeiro emprego na casa, e que pelo que eu entendi foi negado pelo S.S..
I.C. disse que está tão feliz quanto o C.F. pela Reta Velha, por causa das obras que o S.S. e o Governo do Estado trouxeram para às Retas. Nos falou que já havia dito ao Sec. de Obras sobre a situação das Retas. Disse que o PAC está para chegar na Reta, e questiona não haver ainda uma quadra poli-esportiva lá, se o dinheiro para construção da mesma já está na conta desde 31/12/2010 e que vota para que seja quebrado o Veto ao projeto do primeiro emprego que o S.S. fez, e que o referido programa é necessidade ao município.
Se encerra assim o primeiro expediente, e segue com a leitura da Ata da sessão anterior. que posteriormente foi Aprovada.
O Ver. V.B. saiu no meio da sessão.
N.C. ainda antes da aprovação da ata, disse que uma lombada que foi colocada num local errado, e houve um acidente um pouquinho mais cedo, próximo ao local desta lombada. Disse que agradecerá ao Sec. de Obras pela Lombada, mas dirá também, que foi colocada num local inapropriado.
Inicia-se a apresentação de proposições.
Com a palavra o L.M. que pediu obras para três ruas de Nova Cidade.
N.S. leu um decreto que não ouvi direito.
D.M. leu uma moção de felicitações ao C.F., pois o mesmo fará aniversário amanhã (22/03/2010).
I.C. leu um P.L. de nomenclatura de algumas ruas de Itambí.
Passa-se a ordem do dia.
Segunda Votação da Moeda Social de Itaboraí.
L.M. fala um pouco sobre seu projeto, trazendo aos vereadores informações sobre a importância desta moeda, que será unica e exclusivamente válida em Itaboraí, que trará benefícios a toda a população. Disse que o comércio local crescendo, toda a população cresce, pois serão gerados novos empregos e talz; Leu depoimentos de pessoas de Silva Jardim à respeito da Moeda Social que existe por lá. Diz que será um grande sucesso também aqui em Itaboraí, nos contou como ele chegou a ser vereador, e que sempre que dá, ajuda aos comerciantes locais. Comentou sobre aquele famoso "favorzinho", e que às pessoas que são favorecidas por ele( "favorzinho") tem medo de vir a câmara, porque pensam que algum vereador pode acabar tomando seus empregos por serem ajudados pelo "favorzinho".
N.C. parabeniza o L.M. pelo projeto, e sugere que seja descartado o nome de "Visconde de Itaboraí", (pois o mesmo vendeu a candidatura da nossa cidade a ser Capital do Estado, lá à muito tempo atrás), e brincou com os outros nomes sugeridos a ser o nome da moeda local.
O G.S. também fez uma brincadeira em relação ao nome da moeda, disse:" poderia ser 1 Saraiva, 2 Saraivas, 5 Saraivas, 10 Saraivas..."
D.M. disse que já que se está votando a Moeda, porque não votar o seu nome, e citou que poderia ser "Pedra Bonita". Citou projetos que foram criados e aprovados, e que não o foram. Disse que tem que haver uma cobrança para que os P.L's saiam do papel, pois às proposições podem ficar no esquecimento do Prefeito, mas os P.L's tem que serem executadas.
G.S. citou uma lei sobre carros de som que não é muito respeitada em nossa cidade.
N.C. falou um pouquinho sobre a moeda que está para ser criada.
A.S. também fala sobre esta moeda, diz que não entende como será feita a logística da moeda, e a troca pelo Real. Que se não houver um incentivo aos comerciantes locais para que estes venham a aderis esta nova moeda e que votará a favor da mesma.
Enfim, há a votação do projeto, e foi Aprovada.
E a emenda do L.B. sobre o regimento interno da casa também foi votado. Aprovado(2ª votação).
Logo após isso, Puft, encerra a sessão.
Agradeço aos amigos, valeu mesmo.
Não postarei o áudio desta sessão, pois o Ver. G.S. falou o meu nome, e como por enquanto eu ainda o quanto puder, quero me manter anônimo, então nada de áudio nesta sessão.
* Mudei de Idéia e fiz um post exclusivo para o direito de resposta.
Um Abraço
O Pitaqueiro.
Até a Próxima.
Um muito obrigado a todos vocês por estarem fazendo este trabalho crescer a cada dia mais.
Vamos começar do começo, bem do comecinho,....
Mais uma vez cheguei atrasado, mais exatamente às 18:25 H, e ainda não havia iniciado-se a sessão deste dia. Tive que esperar na entrada da Câmara, pois a porta que leva ao local da sessão ainda não estava aberta.
Abriram-se às "Portas da Esperança", e todos os presentes puderam subir, isso era umas 18:40 H mais ou menos.
Seguimos com a Lista de Chamada: Deoclécio Machado, Carlinhos da Farmácia, Geraldo Saraiva, Niodir Salles, Irmão Caio, Levi do Mercado, Netinho Cardoso, Bill, Alzenir Santana e Valdir Batista. Elson Paz, Lucas Borges e Marcos Araújo não compareceram.
A sessão inicia-se da mesma forma em que todos vocês já estão acostumados, com uma leitura de um trecho Bíblico, um da Constituição e a Oração do Pai Nosso.
Se inicia o primeiro expediente dando a palavra aos Vereadores o Presidente da Sessão G.S., que a dá ao C.F., que agradece ao S.S e ao Sec. de Obras pelo inicio de obras nas Retas.
D.M. vem em seguida dizendo que quando alguém tiver que elogiar alguma coisa que faça da maneira que o C.F. fez; disse que está indo atrás dos secretários Municipais para conversar com cada um, que já teve uma conversa muito séria com o Sec. de Obras se não me engano, e que o mesmo após um tempo de conversa com o D.M. assumiu alguns erros cometidos; disse que amanhã(22/03/2010) estará tendo uma conversa dom o Sec. Municipal de Saúde Dr. Chaves, " o que é melhor para o município tem que ser discutido amplamente", "tenho compromisso com a população de Itaboraí, e não com secretários, ou com o Prefeito"; em seguida questionou a demissão do Dir. do Hospital Municipal Desembargador Leal Júnior, Carlos Augusto e disse essa frase que eu não poderia deixar de retratá-la para vocês: " o Sec. de Saúde tem que assistir Tropa de Elite novamente", fazendo assim uma alusão aquele "bordão" que foi criado no filme " pede pra sair Seu Zero Meia", todos presentes na sessão deram gargalhadas nesse momento. Comentou que os Sec. tem que mostrar atitudes com feitos para a população, e não vindo a Câmara "meter o pau" nos vereadores. "temos que colocar todos os vagões nos trilhos, ou descarrilá-los todos de uma vez", e finalizou citando um trecho de um texto do L.B..
Enquanto o D.M. falava, veio até mim a mando do G.S. o Rapazinho que estava fazendo a filmagem da sessão, e perguntou o meu nome, (nesse instante eu pensei " caramba, vai dar merda", mas não aconteceu nada do que passou num milésimo de segundo da minha cabeça, e foram tantas coisas que eu imaginei, vocês num tem nem noção).
Seguindo a sessão, logo após a fala do D.M., G.S. assumiu o Microfone e fez uma retratação pública em relação a matéria que foi publicada no "Jornal Boca Livre", que fazia várias acusações ao mesmo, e também disse de outra matéria que fazia acusações ao Ver. A.S. o chamando de faltoso, o acusando de estar mais de noventa dias sem comparecer às sessões, o próprio A.S. pediu a fala para se retratar em relação à este assunto. O G.S. explicou que isso aconteceu no Facebook, que pegaram a matéria, colocaram fotos e fizeram comentários da mesma sem averiguar os assuntos citados acima.
E agora a explicação do porque o G.S. perguntou o meu nome, ele citou o trabalho que eu venho fazendo, fez elogios ao trabalho que está sendo desenvolvido, que é um trabalho de utilidade pública, segundo às palavras do mesmo, que os fatos ditos por ele descritos acima não tem nenhum envolvimento com o trabalho do Pitaqueiro, e pediu que o ajudasse a levar essa retratação a Internet, para que às pessoas tenham conhecimento dos fatos Verídicos sobre os dois assuntos.
OBS: "Estamos em um País onde o que reina é a Democracia, e o direito de resposta ao G.S e A.S. foi concedido, e será publicado pela minha pessoa, no post da sessão do dia 17/03/2011, então Não percam a retratação, que será postada de acordo com o que foi falado por Ambos, sem tirar nem pôr nenhuma palavra."*
E continuando a sessão, N.C. falou um pouco sobre seu passado, como educa seus filhos, que já foi muito humilhado nesta vida. Disse que entrou na política através do Capitão Guimarães, com quem tem uma eterna dívida. Explicou um pouco como foi sua primeira campanha para vereador. Falou sobre a pequinês do HOMEM, que nós não somos nada e que a melhor coisa que um homem pode ser é humilde. "Vamos cobrar ao Prefeito". E por fim sobre a chegada do projeto do primeiro emprego na casa, e que pelo que eu entendi foi negado pelo S.S..
I.C. disse que está tão feliz quanto o C.F. pela Reta Velha, por causa das obras que o S.S. e o Governo do Estado trouxeram para às Retas. Nos falou que já havia dito ao Sec. de Obras sobre a situação das Retas. Disse que o PAC está para chegar na Reta, e questiona não haver ainda uma quadra poli-esportiva lá, se o dinheiro para construção da mesma já está na conta desde 31/12/2010 e que vota para que seja quebrado o Veto ao projeto do primeiro emprego que o S.S. fez, e que o referido programa é necessidade ao município.
Se encerra assim o primeiro expediente, e segue com a leitura da Ata da sessão anterior. que posteriormente foi Aprovada.
O Ver. V.B. saiu no meio da sessão.
N.C. ainda antes da aprovação da ata, disse que uma lombada que foi colocada num local errado, e houve um acidente um pouquinho mais cedo, próximo ao local desta lombada. Disse que agradecerá ao Sec. de Obras pela Lombada, mas dirá também, que foi colocada num local inapropriado.
Inicia-se a apresentação de proposições.
Com a palavra o L.M. que pediu obras para três ruas de Nova Cidade.
N.S. leu um decreto que não ouvi direito.
D.M. leu uma moção de felicitações ao C.F., pois o mesmo fará aniversário amanhã (22/03/2010).
I.C. leu um P.L. de nomenclatura de algumas ruas de Itambí.
Passa-se a ordem do dia.
Segunda Votação da Moeda Social de Itaboraí.
L.M. fala um pouco sobre seu projeto, trazendo aos vereadores informações sobre a importância desta moeda, que será unica e exclusivamente válida em Itaboraí, que trará benefícios a toda a população. Disse que o comércio local crescendo, toda a população cresce, pois serão gerados novos empregos e talz; Leu depoimentos de pessoas de Silva Jardim à respeito da Moeda Social que existe por lá. Diz que será um grande sucesso também aqui em Itaboraí, nos contou como ele chegou a ser vereador, e que sempre que dá, ajuda aos comerciantes locais. Comentou sobre aquele famoso "favorzinho", e que às pessoas que são favorecidas por ele( "favorzinho") tem medo de vir a câmara, porque pensam que algum vereador pode acabar tomando seus empregos por serem ajudados pelo "favorzinho".
N.C. parabeniza o L.M. pelo projeto, e sugere que seja descartado o nome de "Visconde de Itaboraí", (pois o mesmo vendeu a candidatura da nossa cidade a ser Capital do Estado, lá à muito tempo atrás), e brincou com os outros nomes sugeridos a ser o nome da moeda local.
O G.S. também fez uma brincadeira em relação ao nome da moeda, disse:" poderia ser 1 Saraiva, 2 Saraivas, 5 Saraivas, 10 Saraivas..."
D.M. disse que já que se está votando a Moeda, porque não votar o seu nome, e citou que poderia ser "Pedra Bonita". Citou projetos que foram criados e aprovados, e que não o foram. Disse que tem que haver uma cobrança para que os P.L's saiam do papel, pois às proposições podem ficar no esquecimento do Prefeito, mas os P.L's tem que serem executadas.
G.S. citou uma lei sobre carros de som que não é muito respeitada em nossa cidade.
N.C. falou um pouquinho sobre a moeda que está para ser criada.
A.S. também fala sobre esta moeda, diz que não entende como será feita a logística da moeda, e a troca pelo Real. Que se não houver um incentivo aos comerciantes locais para que estes venham a aderis esta nova moeda e que votará a favor da mesma.
Enfim, há a votação do projeto, e foi Aprovada.
E a emenda do L.B. sobre o regimento interno da casa também foi votado. Aprovado(2ª votação).
Logo após isso, Puft, encerra a sessão.
Agradeço aos amigos, valeu mesmo.
Não postarei o áudio desta sessão, pois o Ver. G.S. falou o meu nome, e como por enquanto eu ainda o quanto puder, quero me manter anônimo, então nada de áudio nesta sessão.
* Mudei de Idéia e fiz um post exclusivo para o direito de resposta.
Um Abraço
O Pitaqueiro.
Até a Próxima.
domingo, 20 de março de 2011
ESTRÉIA!!!!!! PITACO ENTREVISTA!!!
Olá queridos leitores,
fico muito feliz em poder proporcionar a vocês essa nova coluna no Blog o "Pitaco Entrevista", que trará sempre um vereador diferente, tentarei que seja a cada semana, mais não sei a disponibilidade dos mesmos em serem entrevistados.
O Entrevistado que dará abertura ao "Pitaco Entrevista" é o Irmão caio.
OBS: tentei achar algo sobre ele, uma Biografia da vida política por exemplo, mas não achei nada da internet.
Mas vamos ao que interessa, porque o tempo urge.
Pitaqueiro: Gostaria de previamente agradecer ao Vereador Irmão Caio, por se disponibilizar a ser o nosso primeiro entrevistado. Agradeço, porque é um trabalho (o Blog) para mostrar para os moradores de nossa cidade que não tem condição ou até mesmo tempo de estar aqui na câmara, porque tem responsabilidades em casa, estão estudando, ou trabalhando, de acompanhar o que acontece aqui. Mais uma vez muito obrigado pela entrevista.
Irmão Caio: Pitaqueiro, uma boa noite, e é com muita satisfação que agente tem o prazer de levar o conhecimento de algumas pessoas, o que que podemos fazer para melhorar a vida das pessoas que não tem o tempo, e informar qual o tipo de trabalho, o que que agente faz e que reivindicamos aqui nesta casa de leis.
PnC: Então vamos começar com a nossa primeira pergunta:
1) Como é o seu dia-a-dia, o que Vossa Excelência faz quando está com a familia, com amigos?
I.C.: Meu dia-a-dia é muito corrido, eu acordo de madrugada e às vezes durmo de madrugada, eu sou comerciante antes de ser vereador,então, tenho que cuidar do meu comércio não é?, a familia agente tem tempo porque graças a Deus eu tive o privilégio de trabalhar e morar no mesmo local.
PnC: É muito legal ver que o Senhor tem esse carinho com a família, que és aqui da nossa cidade e que tem privilegiado-a.
2) Quais são os planos e projetos que Vossa Excelência tem até o final deste mandato?
I.C.: Olha, os planos são muitos e os projetos também, sendo que o projeto do vereador não cabe simplesmente ao mesmo, pois precisamos do Executivo e os planos pertencem primeiro a Deus.
PnC: Agora eu começo a dar uma apertada em Vossa Excelência....
3) Você é contra ou a favor do Governo Sergio Soares? E Vossa Excelência faz parte da base governista ou da oposição?
I.C.: Pois muito bem, acredito que sou a favor do governo S.S., e acredito que na Câmara Municipal o Prefeito não tenha oposição, nós estamos ao lado do povo, defendemos o direito e a necessidade da nossa gente, nós queremos o que é melhor para nosso povo, o melhor para nosso município, e muitas das vezes existem coisas que o Prefeito não tem conhecimento, então, precisamos alertá-lo, cobrá-lo, precisamos pedir e informar não é? Por Exemplo: quando eu venho aqui a tribuna e que informo ao Secretário que a Reta Velha está totalmente sucateada, e a Reta Nova está totalmente "Velha", muitas das vezes, ele não passa por lá ele não tem essa informação.
PnC: É interessante ver que o trabalho de vocês é realmente esse, de informar a eles, pois eles não tem muitas das vezes condição de estar em todos os lugares ao mesmo tempo.
I.C.: Com certeza não. Até porque, sou dono de comércio, um comércio muito menor do que a Prefeitura, e com muito menos funcionários e tem coisas que acontecem dentro do comércio que não tomo conhecimento, têm coisa que acontece dentro da casa da gente com uma mulher e dois filhos que não tomamos o conhecimento, é preciso que o filho fale, a mulher, a mãe, que a sogra alerte, precisamos sempre ser alertados por alguém.
4) Como Itaboraiense, quais são suas expectativas quanto a vinda da COMPERJ? O que o Sr. acredita ser o melhor a ser feito para estruturar a cidade para algo tão grande?
I.C.: A COMPERJ pra mim foi bênção de Deus, quando Itaboraí apareceu no RJTV como sendo a cidade mais pobre, mais miserável do Estado, eu confesso pro senhor que dói na carne que quem nasceu e se criou nesta cidade, quando veio a COMPERJ, veio junto a esperança do povo da cidade,agora, o político, o executivo tem que começar a estruturar a cidade, pois ela está crescendo, mas crescendo desorganizada. Temos o que fazer, MUITO, e temos saída pra tudo, por exemplo: na avenida 22 de maio hoje. já é de uma dificuldade imensa para transitar, mas temos a via em Venda das Pedras que vai ligar lá em Itambí, outra em Venda das Pedras que vai ligar na BR, temos ali no Maza que também liga a BR, fazendo essas vias e essas saídas, quem vai pro Rio ou Magé, não terá nenhuma necessidade de passar na Avenida 22 de Maio no centro da cidade.
5) O que pretende fazer ao final do mandato? Se candidatará novamente? qual cargo o Senhor almeja?
I.C.: Eu com certeza sou candidato a reeleição, peço a Deus vida e saúde para que possa ter o meu segundo mandato, venho trabalhando desde o dia 06/10/2008, respeitando as pessoas, atendendo na minha casa, buscando o crescimento e desenvolvimento da nossa cidade, buscando parcerias com o nosso Deputado Federal Alexandre Santos, trazendo recursos para às áreas de Esporte, Educação, Lazer, Cultura e Obras, como obras de infra-estrutura, saneamento básico, poço artesiano, pavimentação, nós estamos em parceria buscando esses recursos juntamente com o Governo Federal, conhecendo das dificuldades do município de Itaboraí. Espero que o povo possa analisar, nas próximas eleições, que é que lutou, brigou, e fez por Itaboraí.
PnC: Então novamente, agradecendo a Vossa Excelência Irmão Caio, por ter se disponibilizado a dar uma entrevista a uma pessoa que o senhor nem conhece direito, um blog que foi recém lançado,então, em nome do Blog, da população de Itaboraí, e dos leitores do Blog, muito obrigado.
Então fica aberto um espaço pra Vossa Excelência deixar uma mensagem aos leitores do "pitaconacamara".
I.C: Pitaqueiro, gostaria de dizer que foi um imenso prazer em ter essa oportunidade de podermos estar aqui conversando, batendo um papo, informando as pessoas para que elas tenham a oportunidade de me conhecer, conhecer o meu raciocínio, o que eu penso e o que agente tem feito por Itaboraí.
Quero dizer para a população de nossa cidade, que antes de me tornar um vereador, eu já era um comerciante, tenho o meu comércio de onde sustento minha família, a minha vinda na política foi de verdade com o interesse de defender e representar o nosso município, quero de fato ver o crescimento e progresso de nossa cidade, e que vocês sempre podem contar com o Irmão Caio, o Vereador Irmão Caio, como amigo, político, na hora em que for preciso. E me orgulho de estar a dois anos e três meses no mandato, moro no mesmo lugar, o meu carro é o mesmo e continuo com o portão aberto para atender às pessoas, estou a disposição para quem queira me conhecer, que precisam de um amigo,do político e que tenha lá no seu bairro uma necessidade, para que possamos estar aqui reivindicando-a, e informando ao nosso Prefeito para que possa resolver ou ao menos amenizar a necessidade desta gente. Um forte abraço pra você, e para as pessoas que acessam e terão oportunidade de me conhecer, Muito Obrigado.
PnC: Muito Obrigado Irmão Caio.
Então é isso, nossa primeira reportagem está aí, aproveitem.
Um Grande Abraço
O Pitaqueiro.
fico muito feliz em poder proporcionar a vocês essa nova coluna no Blog o "Pitaco Entrevista", que trará sempre um vereador diferente, tentarei que seja a cada semana, mais não sei a disponibilidade dos mesmos em serem entrevistados.
O Entrevistado que dará abertura ao "Pitaco Entrevista" é o Irmão caio.
OBS: tentei achar algo sobre ele, uma Biografia da vida política por exemplo, mas não achei nada da internet.
Mas vamos ao que interessa, porque o tempo urge.
Pitaqueiro: Gostaria de previamente agradecer ao Vereador Irmão Caio, por se disponibilizar a ser o nosso primeiro entrevistado. Agradeço, porque é um trabalho (o Blog) para mostrar para os moradores de nossa cidade que não tem condição ou até mesmo tempo de estar aqui na câmara, porque tem responsabilidades em casa, estão estudando, ou trabalhando, de acompanhar o que acontece aqui. Mais uma vez muito obrigado pela entrevista.
Irmão Caio: Pitaqueiro, uma boa noite, e é com muita satisfação que agente tem o prazer de levar o conhecimento de algumas pessoas, o que que podemos fazer para melhorar a vida das pessoas que não tem o tempo, e informar qual o tipo de trabalho, o que que agente faz e que reivindicamos aqui nesta casa de leis.
PnC: Então vamos começar com a nossa primeira pergunta:
1) Como é o seu dia-a-dia, o que Vossa Excelência faz quando está com a familia, com amigos?
I.C.: Meu dia-a-dia é muito corrido, eu acordo de madrugada e às vezes durmo de madrugada, eu sou comerciante antes de ser vereador,então, tenho que cuidar do meu comércio não é?, a familia agente tem tempo porque graças a Deus eu tive o privilégio de trabalhar e morar no mesmo local.
PnC: É muito legal ver que o Senhor tem esse carinho com a família, que és aqui da nossa cidade e que tem privilegiado-a.
2) Quais são os planos e projetos que Vossa Excelência tem até o final deste mandato?
I.C.: Olha, os planos são muitos e os projetos também, sendo que o projeto do vereador não cabe simplesmente ao mesmo, pois precisamos do Executivo e os planos pertencem primeiro a Deus.
PnC: Agora eu começo a dar uma apertada em Vossa Excelência....
3) Você é contra ou a favor do Governo Sergio Soares? E Vossa Excelência faz parte da base governista ou da oposição?
I.C.: Pois muito bem, acredito que sou a favor do governo S.S., e acredito que na Câmara Municipal o Prefeito não tenha oposição, nós estamos ao lado do povo, defendemos o direito e a necessidade da nossa gente, nós queremos o que é melhor para nosso povo, o melhor para nosso município, e muitas das vezes existem coisas que o Prefeito não tem conhecimento, então, precisamos alertá-lo, cobrá-lo, precisamos pedir e informar não é? Por Exemplo: quando eu venho aqui a tribuna e que informo ao Secretário que a Reta Velha está totalmente sucateada, e a Reta Nova está totalmente "Velha", muitas das vezes, ele não passa por lá ele não tem essa informação.
PnC: É interessante ver que o trabalho de vocês é realmente esse, de informar a eles, pois eles não tem muitas das vezes condição de estar em todos os lugares ao mesmo tempo.
I.C.: Com certeza não. Até porque, sou dono de comércio, um comércio muito menor do que a Prefeitura, e com muito menos funcionários e tem coisas que acontecem dentro do comércio que não tomo conhecimento, têm coisa que acontece dentro da casa da gente com uma mulher e dois filhos que não tomamos o conhecimento, é preciso que o filho fale, a mulher, a mãe, que a sogra alerte, precisamos sempre ser alertados por alguém.
4) Como Itaboraiense, quais são suas expectativas quanto a vinda da COMPERJ? O que o Sr. acredita ser o melhor a ser feito para estruturar a cidade para algo tão grande?
I.C.: A COMPERJ pra mim foi bênção de Deus, quando Itaboraí apareceu no RJTV como sendo a cidade mais pobre, mais miserável do Estado, eu confesso pro senhor que dói na carne que quem nasceu e se criou nesta cidade, quando veio a COMPERJ, veio junto a esperança do povo da cidade,agora, o político, o executivo tem que começar a estruturar a cidade, pois ela está crescendo, mas crescendo desorganizada. Temos o que fazer, MUITO, e temos saída pra tudo, por exemplo: na avenida 22 de maio hoje. já é de uma dificuldade imensa para transitar, mas temos a via em Venda das Pedras que vai ligar lá em Itambí, outra em Venda das Pedras que vai ligar na BR, temos ali no Maza que também liga a BR, fazendo essas vias e essas saídas, quem vai pro Rio ou Magé, não terá nenhuma necessidade de passar na Avenida 22 de Maio no centro da cidade.
5) O que pretende fazer ao final do mandato? Se candidatará novamente? qual cargo o Senhor almeja?
I.C.: Eu com certeza sou candidato a reeleição, peço a Deus vida e saúde para que possa ter o meu segundo mandato, venho trabalhando desde o dia 06/10/2008, respeitando as pessoas, atendendo na minha casa, buscando o crescimento e desenvolvimento da nossa cidade, buscando parcerias com o nosso Deputado Federal Alexandre Santos, trazendo recursos para às áreas de Esporte, Educação, Lazer, Cultura e Obras, como obras de infra-estrutura, saneamento básico, poço artesiano, pavimentação, nós estamos em parceria buscando esses recursos juntamente com o Governo Federal, conhecendo das dificuldades do município de Itaboraí. Espero que o povo possa analisar, nas próximas eleições, que é que lutou, brigou, e fez por Itaboraí.
PnC: Então novamente, agradecendo a Vossa Excelência Irmão Caio, por ter se disponibilizado a dar uma entrevista a uma pessoa que o senhor nem conhece direito, um blog que foi recém lançado,então, em nome do Blog, da população de Itaboraí, e dos leitores do Blog, muito obrigado.
Então fica aberto um espaço pra Vossa Excelência deixar uma mensagem aos leitores do "pitaconacamara".
I.C: Pitaqueiro, gostaria de dizer que foi um imenso prazer em ter essa oportunidade de podermos estar aqui conversando, batendo um papo, informando as pessoas para que elas tenham a oportunidade de me conhecer, conhecer o meu raciocínio, o que eu penso e o que agente tem feito por Itaboraí.
Quero dizer para a população de nossa cidade, que antes de me tornar um vereador, eu já era um comerciante, tenho o meu comércio de onde sustento minha família, a minha vinda na política foi de verdade com o interesse de defender e representar o nosso município, quero de fato ver o crescimento e progresso de nossa cidade, e que vocês sempre podem contar com o Irmão Caio, o Vereador Irmão Caio, como amigo, político, na hora em que for preciso. E me orgulho de estar a dois anos e três meses no mandato, moro no mesmo lugar, o meu carro é o mesmo e continuo com o portão aberto para atender às pessoas, estou a disposição para quem queira me conhecer, que precisam de um amigo,do político e que tenha lá no seu bairro uma necessidade, para que possamos estar aqui reivindicando-a, e informando ao nosso Prefeito para que possa resolver ou ao menos amenizar a necessidade desta gente. Um forte abraço pra você, e para as pessoas que acessam e terão oportunidade de me conhecer, Muito Obrigado.
PnC: Muito Obrigado Irmão Caio.
Então é isso, nossa primeira reportagem está aí, aproveitem.
Um Grande Abraço
O Pitaqueiro.
sexta-feira, 18 de março de 2011
Sessão dia 17/03/2011
Bom Dia, Boa Tarde, Boa Noite, Saúde, Paz e Alegria a todos,
É com imenso prazer que venho dizer que algumas coisas que foram prometidas pela minha pessoa na inauguração do Blog estão se cumprindo. Aí você leitor se pergunta: "Pitaqueiro, o que estás querendo dizer com isso?", e eu respondo o seguinte: Amigos, a primeira entrevista do blog já foi feita, não vou dizer com quem foi, é surpresa, dando tempo amanhã(19/03/2011) eu posto ela.
Mas vamos ao que interessa, pois como todos sabem "Time is Money".
Não vou nem começar dizendo que cheguei atrasado pois pelo visto acho que o horário de inicio das sessões foi alterado sem comunicação prévia, mas tudo bem né. Cheguei às 18:45, e estava acabando de fazer a oração do Pai Nosso, como vocês já estão bem acostumados a saber que acontece no início de todas as sessões.
Lista de Chamada: Geraldo Saraiva, Levi do Mercado, Deoclécio Machado, Bill, Marcos Araújo, Lucas Borges, Carlinhos da Farmácia, Valdir Batista, Niodir Salles, Netinho Cardoso, Elson Paz, Irmão Caio, e para a minha surpresa e de todos os leitores, Alzenir Santana apareceu.
Para a minha surpresa, não houve o primeiro expediente (pois ninguém estava inscrito), e começou de fato, com a leitura da ata da sessão anterior feita pelo N.S., que foi aprovada por todos.
OBS: a criação de uma moeda local foi aprovada, e junto com isso a criação de um banco comunitário também. E é a primeira vez que vejo todos os vereadores presentes.
Após a leitura da ata, o L.B. deu oportunidade para os vereadores falarem, e quem foi a tribuna primeiro foi o N.C.
Que solicitou a Sec. de Obras e a de Transporte que se decidam em relação a quem é responsável por colocar lombadas nas ruas, pois o mesmo já foi nas duas Secretarias e uma ficou jogando a batata quente pra cima da outra.
M.A. falou sobre a entrega de uma medalha Visconde de Itaboraí para alguém, mas, na hora que ele estava falando, recebi uma ligação e nem prestei atenção no que ele disse.
L.doM.,pediu ao prefeito obra de muro de contenção na Rua 33, e o recapeamento de algumas outras ruas no Bairro Ampliação.
N.S. solicitou um Projeto de Lei que altere o calendário de pagamento de IPTU (com desconto) do município para dia 31 de Abril, pois segundo o mesmo, dará a chance para pessoas menos favorecidas de também serem abrangidas pelo desconto. Disse que é a segunda ou terceira vez que já faz esse pedido e que espera apoio dos companheiros.
Todos os pedidos citados acima foram aprovados em unanimidade.
Logo após, houve a votação para quem seria o segundo Secretário do Presidente da Câmara, que por sinal, foi bem fácil, pois só havia o D.M. inscrito, sendo assim então escolhido por unanimidade o 2° Secretário do L.B..
D.M. agradeceu a todos pelo carinho e confiança que é depositado em sua pessoa.
L.B. fez a leitura de projetos de trocas de nomes de ruas de Itambí, segunda discussão e votação, Todos Aprovados. Em seguida de um P.L. sobre o mudanças no regime interno da casa, que favorecerá ao candidato mais votado nas eleições, permitindo este que presida a primeira sessão do ano. Aprovado.
Neste instante começou a 2ª votação dos pedidos feitos na sessão passada. Todas Aprovadas, com discussões sobre os pedidos é claro.
Em relação a escola que o M.A. pediu para Venda das Pedras, o próprio pediu a palavra, para justificar seu pedido, dizendo que quem ganhará com a construção da escola não será ele, e muito menos os outros Vereadores, e sim a população daquele Bairro.
O N.C. citou que em seu mandato anterior, já havia feito esse pedido ao Prefeito ( Cosme Salles na época), e não foi atendido, e que fica muito feliz em ver que outro vereador fez mesmo pedido, que já é o terceiro. Fez uma brincadeira com o G.S. em relação ao "puxão de orelha" que levou do mesmo, dizendo que nesta sessão ele está a vestido a caráter.
V.B. disse que acredita que S.S. irá aprovar a solicitação das escolas, e que já foram liberadas várias verbas para reformas de escolha que foram atingidas pela enchente do ano passado.
Creche em VDP.
I.C. brincou com a fala de alguns vereadores que disseram que não virão a reeleição, dizendo que vai sobrar voto, e que desse jeito irá chamar sua filha pra se candidatar a vereadora. Citou que muitas mães precisam das creches pois precisam trabalhar e não tem onde deixar suas crianças em segurança, tem esperança de que pelo menos algumas das 6.000 que a Presidente da República Dilma Rouseff (tá Certo?) disse que irá construir no Brasil, venham para Itaboraí. Disse que a escola agrícola não tem muitos alunos, sendo assim possível o remanejamento desta escola para outro local, e que acredita que as creches e escolas pedidas chegarão a VDP.
M.A. veio falando sobre o presídio que irá ser construído em Pachecos, dizendo que a casa não pode se calar em relação ao assunto, que o espaço que será erguido deve ter sido um presente do Município ao Estado, mas que fará de tudo para criar uma lei que tome o Terreno de volta. E proseguiu falando sobre as creches.
Logo após, o L.B. disse que estava em Brasília com o D.M., que foram lá fazer um pedido de uma escola técnica para o município, e que a pessoa que ele falou lá que por sinal não me recordo o nome, disse que é só arrumar o espaço que será feito.
Em OFF: amigos leitores, será um feito histórico e que trará grandes melhorias para a educação da cidade, isso todos concordamos não é? mas a pergunta é: Quando eles irão se encontra de novo para concretizar esse acordo?
N.C. deu continuidade lembrando dos tempos em que era sub-prefeito de VDP, que não houve por parte do C.S. boa vontade em ajudá-lo, e disse que for necessário continuar "Metendo o Pau" no Prefeito para que ele trabalhe, o continuará fazer, também disse que tem alguns vereadores que estão defendendo o prefeito e não a população.
V.B. aparentemente entendeu que era com ele que o N.C. estava falando, e se defendeu, dizendo que não está defendendo o prefeito, mas, todas as solicitações que foram feitas pro bairro dele tem sido atendidas, aos poucos mas ainda sim atendidas, e por isso não fica criticando a torto e a direito o S.S., " cada um fale o que está errado dentro de seu bairro".
D.M. parabenizou o M.A. pela indicação da creche de VDP; disse que enquanto os vereadores não entenderem que a cidade precisa de secretarias que sejam organizadas a cidade não melhorará.
Questionou o fato de um vereador conseguir asfalto onde o Estado prometeu asfaltar e o Mesmo não ter feito nada ainda. Questionou ainda o S.S. por ter prometido 40 creches-escola na cidade e ainda não ter feito nenhuma.
L.B. dá continuidade dizendo que fica feliz com a liberdade de expressão que a casa oferece aos vereadores.
Em OFF: foi neste instante que houve a conclusão da votação dos pedidos da sessão passada, só pra deixar claro. Coloquei lá em cima pra não ter que reescrever uma por uma aqui embaixo.
G.S. parabenizou N.C. pelo pedido de lombadas, disse que o trânsito está um caos, e que concorda com o D.M. que falta organização nas Secretarias. Disse que se não houver um choque de ordem não haverá melhorias. Comentou que pessoas que moram ao redor da cidade e que passam por ela pra trabalhar, estão deixando seus carros em frente ao BB lá pelas sete da manhã e assim, ocupando as vagas que poderiam ser dos moradores locais. E reclamou da "máfia das multas"(não foi o termo utilizado por ele, mas é o termo que mais se enquadra) que coloca radares escondidos para poder tomar o dinheiro dos motoristas, inventando multas onde não existem, pois não há sinalização para que a pessoa se policie em relação a velocidade. Que os "pardais" devem ser instalados com a intenção de educar e não de arrancar dinheiro do povo.
L.B. disse em seguida que na próxima sessão apresentará um P.L. que proíbe a instalação dos "pardais" sem sinalização.
E assim, encerra a sessão.
Então, muito obrigado aos leitores amigos, que tem acompanhado o Blog, valeu mesmo.
Um Grande Abraço
O Pitaqueiro.
OBS Final: Peço desculpas pois esqueci de gravar a sessão, foi malz mesmo galera. Até a Próxima.
É com imenso prazer que venho dizer que algumas coisas que foram prometidas pela minha pessoa na inauguração do Blog estão se cumprindo. Aí você leitor se pergunta: "Pitaqueiro, o que estás querendo dizer com isso?", e eu respondo o seguinte: Amigos, a primeira entrevista do blog já foi feita, não vou dizer com quem foi, é surpresa, dando tempo amanhã(19/03/2011) eu posto ela.
Mas vamos ao que interessa, pois como todos sabem "Time is Money".
Não vou nem começar dizendo que cheguei atrasado pois pelo visto acho que o horário de inicio das sessões foi alterado sem comunicação prévia, mas tudo bem né. Cheguei às 18:45, e estava acabando de fazer a oração do Pai Nosso, como vocês já estão bem acostumados a saber que acontece no início de todas as sessões.
Lista de Chamada: Geraldo Saraiva, Levi do Mercado, Deoclécio Machado, Bill, Marcos Araújo, Lucas Borges, Carlinhos da Farmácia, Valdir Batista, Niodir Salles, Netinho Cardoso, Elson Paz, Irmão Caio, e para a minha surpresa e de todos os leitores, Alzenir Santana apareceu.
Para a minha surpresa, não houve o primeiro expediente (pois ninguém estava inscrito), e começou de fato, com a leitura da ata da sessão anterior feita pelo N.S., que foi aprovada por todos.
OBS: a criação de uma moeda local foi aprovada, e junto com isso a criação de um banco comunitário também. E é a primeira vez que vejo todos os vereadores presentes.
Após a leitura da ata, o L.B. deu oportunidade para os vereadores falarem, e quem foi a tribuna primeiro foi o N.C.
Que solicitou a Sec. de Obras e a de Transporte que se decidam em relação a quem é responsável por colocar lombadas nas ruas, pois o mesmo já foi nas duas Secretarias e uma ficou jogando a batata quente pra cima da outra.
M.A. falou sobre a entrega de uma medalha Visconde de Itaboraí para alguém, mas, na hora que ele estava falando, recebi uma ligação e nem prestei atenção no que ele disse.
L.doM.,pediu ao prefeito obra de muro de contenção na Rua 33, e o recapeamento de algumas outras ruas no Bairro Ampliação.
N.S. solicitou um Projeto de Lei que altere o calendário de pagamento de IPTU (com desconto) do município para dia 31 de Abril, pois segundo o mesmo, dará a chance para pessoas menos favorecidas de também serem abrangidas pelo desconto. Disse que é a segunda ou terceira vez que já faz esse pedido e que espera apoio dos companheiros.
Todos os pedidos citados acima foram aprovados em unanimidade.
Logo após, houve a votação para quem seria o segundo Secretário do Presidente da Câmara, que por sinal, foi bem fácil, pois só havia o D.M. inscrito, sendo assim então escolhido por unanimidade o 2° Secretário do L.B..
D.M. agradeceu a todos pelo carinho e confiança que é depositado em sua pessoa.
L.B. fez a leitura de projetos de trocas de nomes de ruas de Itambí, segunda discussão e votação, Todos Aprovados. Em seguida de um P.L. sobre o mudanças no regime interno da casa, que favorecerá ao candidato mais votado nas eleições, permitindo este que presida a primeira sessão do ano. Aprovado.
Neste instante começou a 2ª votação dos pedidos feitos na sessão passada. Todas Aprovadas, com discussões sobre os pedidos é claro.
Em relação a escola que o M.A. pediu para Venda das Pedras, o próprio pediu a palavra, para justificar seu pedido, dizendo que quem ganhará com a construção da escola não será ele, e muito menos os outros Vereadores, e sim a população daquele Bairro.
O N.C. citou que em seu mandato anterior, já havia feito esse pedido ao Prefeito ( Cosme Salles na época), e não foi atendido, e que fica muito feliz em ver que outro vereador fez mesmo pedido, que já é o terceiro. Fez uma brincadeira com o G.S. em relação ao "puxão de orelha" que levou do mesmo, dizendo que nesta sessão ele está a vestido a caráter.
V.B. disse que acredita que S.S. irá aprovar a solicitação das escolas, e que já foram liberadas várias verbas para reformas de escolha que foram atingidas pela enchente do ano passado.
Creche em VDP.
I.C. brincou com a fala de alguns vereadores que disseram que não virão a reeleição, dizendo que vai sobrar voto, e que desse jeito irá chamar sua filha pra se candidatar a vereadora. Citou que muitas mães precisam das creches pois precisam trabalhar e não tem onde deixar suas crianças em segurança, tem esperança de que pelo menos algumas das 6.000 que a Presidente da República Dilma Rouseff (tá Certo?) disse que irá construir no Brasil, venham para Itaboraí. Disse que a escola agrícola não tem muitos alunos, sendo assim possível o remanejamento desta escola para outro local, e que acredita que as creches e escolas pedidas chegarão a VDP.
M.A. veio falando sobre o presídio que irá ser construído em Pachecos, dizendo que a casa não pode se calar em relação ao assunto, que o espaço que será erguido deve ter sido um presente do Município ao Estado, mas que fará de tudo para criar uma lei que tome o Terreno de volta. E proseguiu falando sobre as creches.
Logo após, o L.B. disse que estava em Brasília com o D.M., que foram lá fazer um pedido de uma escola técnica para o município, e que a pessoa que ele falou lá que por sinal não me recordo o nome, disse que é só arrumar o espaço que será feito.
Em OFF: amigos leitores, será um feito histórico e que trará grandes melhorias para a educação da cidade, isso todos concordamos não é? mas a pergunta é: Quando eles irão se encontra de novo para concretizar esse acordo?
N.C. deu continuidade lembrando dos tempos em que era sub-prefeito de VDP, que não houve por parte do C.S. boa vontade em ajudá-lo, e disse que for necessário continuar "Metendo o Pau" no Prefeito para que ele trabalhe, o continuará fazer, também disse que tem alguns vereadores que estão defendendo o prefeito e não a população.
V.B. aparentemente entendeu que era com ele que o N.C. estava falando, e se defendeu, dizendo que não está defendendo o prefeito, mas, todas as solicitações que foram feitas pro bairro dele tem sido atendidas, aos poucos mas ainda sim atendidas, e por isso não fica criticando a torto e a direito o S.S., " cada um fale o que está errado dentro de seu bairro".
D.M. parabenizou o M.A. pela indicação da creche de VDP; disse que enquanto os vereadores não entenderem que a cidade precisa de secretarias que sejam organizadas a cidade não melhorará.
Questionou o fato de um vereador conseguir asfalto onde o Estado prometeu asfaltar e o Mesmo não ter feito nada ainda. Questionou ainda o S.S. por ter prometido 40 creches-escola na cidade e ainda não ter feito nenhuma.
L.B. dá continuidade dizendo que fica feliz com a liberdade de expressão que a casa oferece aos vereadores.
Em OFF: foi neste instante que houve a conclusão da votação dos pedidos da sessão passada, só pra deixar claro. Coloquei lá em cima pra não ter que reescrever uma por uma aqui embaixo.
G.S. parabenizou N.C. pelo pedido de lombadas, disse que o trânsito está um caos, e que concorda com o D.M. que falta organização nas Secretarias. Disse que se não houver um choque de ordem não haverá melhorias. Comentou que pessoas que moram ao redor da cidade e que passam por ela pra trabalhar, estão deixando seus carros em frente ao BB lá pelas sete da manhã e assim, ocupando as vagas que poderiam ser dos moradores locais. E reclamou da "máfia das multas"(não foi o termo utilizado por ele, mas é o termo que mais se enquadra) que coloca radares escondidos para poder tomar o dinheiro dos motoristas, inventando multas onde não existem, pois não há sinalização para que a pessoa se policie em relação a velocidade. Que os "pardais" devem ser instalados com a intenção de educar e não de arrancar dinheiro do povo.
L.B. disse em seguida que na próxima sessão apresentará um P.L. que proíbe a instalação dos "pardais" sem sinalização.
E assim, encerra a sessão.
Então, muito obrigado aos leitores amigos, que tem acompanhado o Blog, valeu mesmo.
Um Grande Abraço
O Pitaqueiro.
OBS Final: Peço desculpas pois esqueci de gravar a sessão, foi malz mesmo galera. Até a Próxima.
quarta-feira, 16 de março de 2011
Sessão dia 14/03/2011
Um Salve para todos!!!!
Espero que o carnaval de cada um tenha sido legal apesar da chuva que rolou em nossa cidade, confesso que já estava com saudade de vocês.Peço desculpas pela demora de postar a sessão de Segunda, é que tive alguns probleminhas com o fator tempo....
Mas vamos ao que interessa né?
Como sempre, cheguei atrasado (18:30),e mas uma vez ainda não havia começado a sessão, e tive que ficar lá esperando.
Deu 19:20 e enfim começa a sessão, com a seguinte lista de presentes: Bill, Niodir Salles, Geraldo Saraiva, Deoclécio Machado, Valdir Batista, Netinho Cardoso, Levi do Mercado, Carlinhos da Farmácia, Marcos Araújo, Elson Paz, Irmão Caio e Lucas Borges, e sempre o mesmo faltoso......
L.B pede desculpas aos presentes pela hora em que a sessão está iniciando e segue pedindo ao N.S. que faça a chamada dos Vereadores presentes. Após isso, teve uma leitura de um trecho da Bíblia, da Constituição Federal e uma oração do Pai Nosso.
Passa-se ao momento em que os Vereadores tem a oportunidade de falar em plenário, quem começa é o
G.S., dizendo que procurou o Sec. de Transporte pedindo melhorias no trânsito de nossa cidade que se encontra um caos, comentou que está muito difícil para se estacionar em qualquer lugar da cidade; Respondeu em público a uma denuncia feita no Jornal "O Boca Livre" em que ele havia falsificado um documento para liberar um barraqueiro a funcionar.
N.C. vem fazendo uma brincadeira em relação a um "puxão de orelha" que o G.S. deu nele sobre sua vestimenta (pois o mesmo se encontrava de tênis branco e relógio de pulseira amarela), disse que haviam pessoas falando que ele foi muito "áspero" e "duro" na Audiência Pública, justificou dizendo que não foi bem assim e que estava apenas fazendo o seu papel. Falou que não pode dar um "puxão de orelha" em Sergio Soares, mas que pode vir a plenário e cobrá-lo. Comentou que não existe um vereador mais importante que o outro, que todos são importantes. Elogiou o Projeto do I.C. da compra das bicicletas. Finalizando disse que enquanto a cidade não andar ele será "uma pedra no sapato do S.S.".
Em seguida o L.B. o "sacaneia" dizendo que ele gosta do RESTART.
Prosseguindo, veio o D.M. comentando que o Trabalho do N.C. foi muito bom a frente da Audiência, Frisou que não é governo nem oposição, e sim Câmara de Vereadores; criticou o trânsito municipal, os pontos irregulares, a 22 de Maio na altura do Rio Várzea, que de manhã sempre está abarrotada de ônibus atrapalhando a passagem dos carros de acordo com o D.M., o ponto de Kombis
na Casa do Futuro; Disse que o S.S. precisa de alguém que possa dar um jeito no trânsito; FATO IMPORTANTE: disse que pediu autorização ao companheiros para não chamar o Sec. de Saúde a Audiência Pública, pois o mesmo quando teve oportunidade de falar em plenário uma sessão antes da Audiência, foi arrogante e atacou os vereadores. " ou a cidade vai virar de cabeça pra cima ou vai se afundar", questionou em seguida não haver gente suficientemente qualificada para exercer os cargos da Sec. de Saúde municipal. Falou que está na hora dos "comandantes"( não foi a palavra usada pelo mesmo, pois ele não citou isso, mas foi o que mais se encaixou com o que ele disse) da cidade terem responsabilidade, que ele fica triste por ter 18 Secretarias em Itaboraí mas poder contar no dedo quantas funcionam de verdade, e que espera que S.S. mexa onde tem que ser mexido, e fez uma homenagem às mulheres pelo seu dia.
V.B. sobe a plenário e inicia parabenizando, e prossegue falando sobre a matéria do Jornal OBL, que o tiraram do foco e colocaram o G.S, lembrando-nos (os presentes) que teve uma época em que foi ameaçado de morte, e que lutou por algumas áreas que não ia ônibus e hoje vão, citou também alguns convênios feitos com o Sergio Cabral para melhoria de alguns bairros, e no meio disso tudo criticou um tal de chorão, que eu nem imagino quem seja.
Passa-se então para o segundo expediente, com a leitura da ata da sessão anterior, que foi Aprovada.
N.S leu as Mensagens das secretarias de hoje (14/03/2011).
Em seguida, começa a leitura de proposições com o N.S., mas tenho que confessar que não entendi o que ele disse.
Veio então o L.do M.,fazendo o pedido de obras de saneamento no entorno do Restaurante Popular( já comi tanto lá), e a desobstrução de manilhas nas ruas 29 e 30 na Ampliação.
O M.A. inicia, e é elogiado pelo L.B., que disse que o M.A. é o vereador que mais trabalha na Câmara. Pediu escola para Venda das Pedras e quadra poli-esportiva em Beira Rio, e uma creche para VDP.
Pede a fala o E.P., que particularmente é a primeira vez que o ví falar, justificou ter se abstido de votar na formação das comissões.
D.M. deu os parabéns a uma moça que estava presente.
V.B brincou com todos os Vereadores estarem pedindo creche, citou umas paradas de leis lá que estão em pauta, mas não entendi muito bem não.
Passou-se a ordem do dia.
Votação do recurso do FUNDEB requerido pelo V.B. Aprovado, e o Projeto de Lei desse recurso também foi Aprovado.
N.S. leu um texto que foi discutido pela comissão permanente, um texto do M.A lá, APROVADO.
Uns textos lidos sobre nomenclaturas de Ruas de Itambi. Todos APROVADOS.
Pedido de tomógrafo para o Município. APROVADO.
E.P. pede afastamento do cargo se segundo secretário do presidente da câmara e faz pedido de revogação da sua contrariedade às comissões permanentes.
L.B. o convida a ser o presidente da comissão de crianças, adolescentes e idosos que será criada, e indica o D.M para assumir o lugar do E.P.
No fim da sessão o D.M. leu uma homenagem às mulheres.
E Puft, acabou a sessão.
Segue o link do áudio da sessão enquanto a câmara não disponibiliza: http://www.mediafire.com/?y34rms85qz34m2y
Até a próxima, agradeço aos visitantes, amigos colaboradores e a todos em geral por estar dando apoio a este meu trabalho.
Um grande Abraço
O Pitaqueiro.
Espero que o carnaval de cada um tenha sido legal apesar da chuva que rolou em nossa cidade, confesso que já estava com saudade de vocês.Peço desculpas pela demora de postar a sessão de Segunda, é que tive alguns probleminhas com o fator tempo....
Mas vamos ao que interessa né?
Como sempre, cheguei atrasado (18:30),e mas uma vez ainda não havia começado a sessão, e tive que ficar lá esperando.
Deu 19:20 e enfim começa a sessão, com a seguinte lista de presentes: Bill, Niodir Salles, Geraldo Saraiva, Deoclécio Machado, Valdir Batista, Netinho Cardoso, Levi do Mercado, Carlinhos da Farmácia, Marcos Araújo, Elson Paz, Irmão Caio e Lucas Borges, e sempre o mesmo faltoso......
L.B pede desculpas aos presentes pela hora em que a sessão está iniciando e segue pedindo ao N.S. que faça a chamada dos Vereadores presentes. Após isso, teve uma leitura de um trecho da Bíblia, da Constituição Federal e uma oração do Pai Nosso.
Passa-se ao momento em que os Vereadores tem a oportunidade de falar em plenário, quem começa é o
G.S., dizendo que procurou o Sec. de Transporte pedindo melhorias no trânsito de nossa cidade que se encontra um caos, comentou que está muito difícil para se estacionar em qualquer lugar da cidade; Respondeu em público a uma denuncia feita no Jornal "O Boca Livre" em que ele havia falsificado um documento para liberar um barraqueiro a funcionar.
N.C. vem fazendo uma brincadeira em relação a um "puxão de orelha" que o G.S. deu nele sobre sua vestimenta (pois o mesmo se encontrava de tênis branco e relógio de pulseira amarela), disse que haviam pessoas falando que ele foi muito "áspero" e "duro" na Audiência Pública, justificou dizendo que não foi bem assim e que estava apenas fazendo o seu papel. Falou que não pode dar um "puxão de orelha" em Sergio Soares, mas que pode vir a plenário e cobrá-lo. Comentou que não existe um vereador mais importante que o outro, que todos são importantes. Elogiou o Projeto do I.C. da compra das bicicletas. Finalizando disse que enquanto a cidade não andar ele será "uma pedra no sapato do S.S.".
Em seguida o L.B. o "sacaneia" dizendo que ele gosta do RESTART.
Prosseguindo, veio o D.M. comentando que o Trabalho do N.C. foi muito bom a frente da Audiência, Frisou que não é governo nem oposição, e sim Câmara de Vereadores; criticou o trânsito municipal, os pontos irregulares, a 22 de Maio na altura do Rio Várzea, que de manhã sempre está abarrotada de ônibus atrapalhando a passagem dos carros de acordo com o D.M., o ponto de Kombis
na Casa do Futuro; Disse que o S.S. precisa de alguém que possa dar um jeito no trânsito; FATO IMPORTANTE: disse que pediu autorização ao companheiros para não chamar o Sec. de Saúde a Audiência Pública, pois o mesmo quando teve oportunidade de falar em plenário uma sessão antes da Audiência, foi arrogante e atacou os vereadores. " ou a cidade vai virar de cabeça pra cima ou vai se afundar", questionou em seguida não haver gente suficientemente qualificada para exercer os cargos da Sec. de Saúde municipal. Falou que está na hora dos "comandantes"( não foi a palavra usada pelo mesmo, pois ele não citou isso, mas foi o que mais se encaixou com o que ele disse) da cidade terem responsabilidade, que ele fica triste por ter 18 Secretarias em Itaboraí mas poder contar no dedo quantas funcionam de verdade, e que espera que S.S. mexa onde tem que ser mexido, e fez uma homenagem às mulheres pelo seu dia.
V.B. sobe a plenário e inicia parabenizando, e prossegue falando sobre a matéria do Jornal OBL, que o tiraram do foco e colocaram o G.S, lembrando-nos (os presentes) que teve uma época em que foi ameaçado de morte, e que lutou por algumas áreas que não ia ônibus e hoje vão, citou também alguns convênios feitos com o Sergio Cabral para melhoria de alguns bairros, e no meio disso tudo criticou um tal de chorão, que eu nem imagino quem seja.
Passa-se então para o segundo expediente, com a leitura da ata da sessão anterior, que foi Aprovada.
N.S leu as Mensagens das secretarias de hoje (14/03/2011).
Em seguida, começa a leitura de proposições com o N.S., mas tenho que confessar que não entendi o que ele disse.
Veio então o L.do M.,fazendo o pedido de obras de saneamento no entorno do Restaurante Popular( já comi tanto lá), e a desobstrução de manilhas nas ruas 29 e 30 na Ampliação.
O M.A. inicia, e é elogiado pelo L.B., que disse que o M.A. é o vereador que mais trabalha na Câmara. Pediu escola para Venda das Pedras e quadra poli-esportiva em Beira Rio, e uma creche para VDP.
Pede a fala o E.P., que particularmente é a primeira vez que o ví falar, justificou ter se abstido de votar na formação das comissões.
D.M. deu os parabéns a uma moça que estava presente.
V.B brincou com todos os Vereadores estarem pedindo creche, citou umas paradas de leis lá que estão em pauta, mas não entendi muito bem não.
Passou-se a ordem do dia.
Votação do recurso do FUNDEB requerido pelo V.B. Aprovado, e o Projeto de Lei desse recurso também foi Aprovado.
N.S. leu um texto que foi discutido pela comissão permanente, um texto do M.A lá, APROVADO.
Uns textos lidos sobre nomenclaturas de Ruas de Itambi. Todos APROVADOS.
Pedido de tomógrafo para o Município. APROVADO.
E.P. pede afastamento do cargo se segundo secretário do presidente da câmara e faz pedido de revogação da sua contrariedade às comissões permanentes.
L.B. o convida a ser o presidente da comissão de crianças, adolescentes e idosos que será criada, e indica o D.M para assumir o lugar do E.P.
No fim da sessão o D.M. leu uma homenagem às mulheres.
E Puft, acabou a sessão.
Segue o link do áudio da sessão enquanto a câmara não disponibiliza: http://www.mediafire.com/?y34rms85qz34m2y
Até a próxima, agradeço aos visitantes, amigos colaboradores e a todos em geral por estar dando apoio a este meu trabalho.
Um grande Abraço
O Pitaqueiro.
quarta-feira, 9 de março de 2011
Audiência Pública 03/03/2011
Olá queridos irmão e irmãs Itaboraienses,
peço mil desculpas pela preguiça que invadiu o meu corpo e me impediu de postar antes.
Peço perdão mais uma vez, pois vou postar um pouco diferente do que estão acostumados a ver, citarei só tópicos do ocorrido,( foram umas quatro horas e acho que seria um livro escrito aqui, e ainda estou um pouco anestesiado do carnaval).
E então vamos lá,
peço mil desculpas pela preguiça que invadiu o meu corpo e me impediu de postar antes.
Peço perdão mais uma vez, pois vou postar um pouco diferente do que estão acostumados a ver, citarei só tópicos do ocorrido,( foram umas quatro horas e acho que seria um livro escrito aqui, e ainda estou um pouco anestesiado do carnaval).
E então vamos lá,
Tudo começou às 10:45, presidido pelo Netinho Cardoso, que gentilmente pediu para que os secretários presentes se assentassem no plenário, LOGO APÓS, Deoclécio Machado leu a lei Federal de Responsabilidade Fiscal.
A primeira "interrogada" pelo NC foi a Secretária de Fazenda Therezinha Freitas sobre a diminuição dos custos com a folha de arrecadação, questionou se a diminuição de gastos com o pessoal está atrapalhando o desenvolvimento da cidade, ela disse que a intenção da Prefeitura é melhorar a qualificação dos funcionários, com modernos programas de qualificação, investindo na qualidade do funcionamento da máquina pública e não na quantidade que presta o serviço.
Um pouco mais da metade do ISS é oriundo das obras do COMPERJ
A secretária da prefeitura disse que está nos planos da prefeitura a partir de julho lançar uma "moeda" que dará desconto de 50% nos tributos municipais para incentivar o cidadão a exigir a NF-e (o que é isso?)
A secretária ressaltou que a ouvidoria da prefeitura está bastante atuante recebendo varias denuncias de cidadãos de irregularidades em imóveis e comércios e que isso aumentou a arrecadação municipal.
A secretária de fazenda, ao ser questionada sobre a contratação excessiva de medicos vasculares para o Leal Junior, respondendo pelo secretario de saúde, Dr Chaves, que não estava presente, afirmou existir uma grande dificuldade na contratação de médicos pra cidade, visto que o salário de um médico no Leal Junior é de R$ 4.000,00 enquanto a prefeitura do Rio está oferecendo R$ 15.000,00 para os médicos irem trabalhar nas clinicas de saúde da família recém inauguradas.
Em Off: o nosso prefeito não é dessa área?(saúde)
O próximo pego pelos calcanhares foi o Secretário de Planejamento, que foi questionado sobre a prevenção das chuvas,sobre o que está sendo feito pra evitar um novo desastre na cidade.
Ao responder sobre a pergunta, NC solicitou ao secretário que envie a câmara os documentos que comprovam os 109.000 metros de rio dragados anualmente, segundo o secretário.
Em seguida, DM pediu que fosse entregue na camara o alvará, o habite-se e o relatório de impostos recolhidos da C&A, MARISA e AMERICANAS.
Antecipando-se o secretario informou que: O prédio onde as referidas lojas se encontram está irregular, possuindo apenas o habite-se temporário para o interior das lojas. Que a construção não segue as normas exigidas pela prefeitura (como a área de estacionamento por exemplo). E que, inclusive, as três lojas estão na justiça contra o construtor do prédio que “seria o grande responsável pelo problema”.
Off: as lojas trouxeram emprego para a cidade e tal, mas então porque uma loja de esquina de bairro é fechada por faltar essas documentações, ou por ter a construção "ilegal", e as referidas acima não?
Foi questionado pelos vereadores a situação da dengue no município, sendo citado inclusive a morte de uma menina e a internação de um menino no hospital de manilha.
Marcos Araújo pediu a palavra e dividiu a responsabilidade com a população( que em muitos casos é omissa), destacando que cabe a cada um de nós prevenir a criação de mosquitos da dengue. Ele foi ovacionado pela platéia presente.
Foi perguntado sobre o que foi feito com os 2 milhões recebidos para o PAC.
O secretario disse que senão todo, ao menos a maior parte desse dinheiro teria sido investido na construção do PAC em Itambi.
N.C. perguntou sobre as licenças ambientais e o saneamento das novas obras que estão chegando em conseqüência do COMPERJ. Citou como exemplo a instalação de novas industrias em Sambaetiba e fez a pergunta diretamente ao secretario de meio ambiente que não estava presente.
Foi pedido pela prefeitura 5 dias para resposta.
Segundo informações que eu tive as licenças ambientais e toda infra estrutura necessárias a instalação desses empreendimentos não estão no mesmo passo das obras.
M.A. lembrou que foi aprovado em caráter de urgência no limite do prazo a vinda de uma verba federal para a reforma de escolas. Disse que essa verba deveria ter sido enviada pela secretaria de educação para votação a mais tempo e que isso não foi feito por incompetência de alguém de dentro da secretaria. Que se essa verba tivesse sido votada no tempo certo as crianças já começariam o ano letivo com as escolas reformadas. E que por causa da incompetência de alguém de dentro da secretaria essas reformas terão de ser feitas após o inicio do ano letivo, atrapalhando assim a vida escolar.
N.C. cobrou a cota mínima de investimento que a Prefeitura tem que realizar em áreas especificas, segundo a lei de responsabilidade fiscal. Afirmando que a prefeitura não tem cumprido as metas estabelecidas.
Perguntou sobre a receita gerada com a arrecadação da taxa de iluminação publica embutida na conta de luz das pessoas.
O secretario Luis Henrique após explicar as despesas com a manutenção dos postes, pediu a população que denuncie a falta de iluminação. Levando a denuncia a secretaria de obras.
Off: o engraçado é que você denuncia para a Sec. de obras e ela diz que tem que ir na Ampla, chega na Ampla diz que tem que ir na Sec. de Obras, vai entender né.
DM falou do Instituto Sorrindo Para a Vida, disse que não houve alteração nos quadrimestres anteriores e pediu explicações sobre a utilidade da ONG que presta serviços as áreas de educação e saúde.
A prefeitura explicou que o uso de ONGs é um formato oriundo do governo federal.
Irmão Caio questionou o atraso do pagamento de aproximadamente 40 funcionários do instituto desde dezembro de 2010, apesar do mesmo ter recebido ao menos 9 milhões para fazê-lo.
O Secretário Luis Vieira disse que o Prefeito lhe deu autonomia para resolver a questão e que amanhã mesmo( 04/03/2011) o salário atrasado dos funcionários que possuem conta será depositado.
D.M. e I.C. disseram que vão amanhã(04/03/2011) ao Instituto Sorrindo Para a Vida.
D.M. falou das várias irregularidades que ocorrem a muito tempo na cidade e as quais a prefeitura está omissa, como por exemplo, a colocação indevida de mesas e cadeiras na rua pelo Charlie´s Bar e outros restaurantes da praça, a irregularidade na obra do Rede Economia (Gerezim), e por aí vai.
Off: quando não incomoda "ninguém", ninguém mexe né....
D.M. questionou o Secretário de transportes da situação dos radares da cidade. Cobrou a volta dos mesmos, pois segundo ele os radares ajudaram na diminuição de acidentes e atropelamentos.
I.C. pediu ao Secretário de transportes que nos aproximadamente 5 meses citados pelo mesmo como tempo necessário para a reativação dos radares, agentes de transito sejam direcionados a orientar a travessia evitando acidentes.
D.M. disse que foi junto com Valdir Batista a Secretaria de Transportes pedir a manutenção do ponto das vans na rua ao lado do Gerezim, afirmou ainda que o ponto na Casa do Futuro é irregular. Ressaltou ainda o “aparecimento” de um ponto de taxi no lugar do ponto das vans na rua ao lado do Gerezim, o que contradiz o argumento da prefeitura de que aquele local não poderia ser ponto de transporte coletivo pois atrapalharia o transito.
Pediu um “tratamento do jeito que os topiqueiros merecem”, com a realização de melhorias na iluminação e segurança no ponto das vans da Casa do Futuro.
Acho que é isso,
Mais uma vez peço desculpa pela demora, e Agradeço muito aos Colaboradores do Blog, Valeu mesmo.
Um Grande abraço,
O Pitaqueiro.
quarta-feira, 2 de março de 2011
Sessão dia 28/02/2011
Olá queridos companheiros de luta,
Nesta sessão pra variar eu cheguei atrasado (às 18:35 H), e a sessão não havia começado ainda para a minha sorte, pois eu sempre perco muitos minutos e temas discutidos.Vamos então a chamada: Lucas Borges, Irmão Caio, Netinho Cardoso, Valdir Batista, Bill, Deoclécio Machado e Marcos Araújo.
Inicia-se a sessão com a leitura da chamada, e após ela o L.B. pede ao I.C. que ore o Pai Nosso, ao término M.A. leu um trecho da constituição.
Então L.B. deu oportunidade ao N.C, que começou falando sobre a Lais( a menina de Itaboraí que morreu de dengue),questionou o porque não está sendo divulgado os casos de dengue
hemorrágicas na cidade, e continuou, falando sobre o caso de um rapaz que foi mal atendido no Hospital Estadual de Manilha que tinha um quadro crítico,criticou o Hospital Municipal por ter muitos mosquitos lá dentro, também comentou que fez uma ligação para a Séc. Estadual de Saúde protocolo n°305595, e disse que a pessoa que o atendeu falou que passaria para o setor responsável e tinha até 15 dias para mandar uma pessoa lá, e depois ele disse para a menina “se eu ligar pra polícia falando que tem uma mulher sendo estuprada, quero ver se eles falam que vão demorar 15 dias pra chegar no local”.
hemorrágicas na cidade, e continuou, falando sobre o caso de um rapaz que foi mal atendido no Hospital Estadual de Manilha que tinha um quadro crítico,criticou o Hospital Municipal por ter muitos mosquitos lá dentro, também comentou que fez uma ligação para a Séc. Estadual de Saúde protocolo n°305595, e disse que a pessoa que o atendeu falou que passaria para o setor responsável e tinha até 15 dias para mandar uma pessoa lá, e depois ele disse para a menina “se eu ligar pra polícia falando que tem uma mulher sendo estuprada, quero ver se eles falam que vão demorar 15 dias pra chegar no local”.
Disse que antigamente Itaboraí foi conhecida como a cidade mais miserável do estado, mas está com medo que seja conhecida a cidade da dengue. Criticou abertamente o Sec. de Saúde Dr. Chaves.
Vem em seguida o M.A., contando uma história de um senhor que mora no loteamento Vila Nova (Itambi) dizendo que seu irmão havia falecido, que estava igual um doido sendo jogado de um lado para o outro pela delegacia e pelo batalhão, sem uma resposta para saber quem iria retirar o corpo do seu irmão de sua casa, isso era de manhã, o corpo só foi retirado após ajuda do M.A. após às 02:00 da manhã. Disse que às pessoas que precisam deste tipo de serviço tem sofrido muito, e que elas tem que depender do poder público, e não dos vereadores que eles não foram eleitos para isso, disse “ que a população não tem que ficar a mercê de vereador
nenhum, de Sec. de Saúde nenhum”.
nenhum, de Sec. de Saúde nenhum”.
L.B. ressalta que é uma questão muito complicada por que os carros que fazem esse serviço é de Itaboraí, São Gonçalo e Regiões próximas, que precisamos de um carro (rabecão) exclusivo para a cidade, pelo que vivemos e que iremos viver.
D.M. vem falando sobre dar honra a quem tem honra (no caso a comissão de finanças e orçamento), que cancelou a Audiência Pública que aconteceu Hoje(28/02/2011) pela manhã, por que só haviam dois Secretários Municipais, que com esse número não havia a possibilidade de ser esclarecido tudo o que era necessário. Citou uma lei que irá ser votada e aprovada nessa sessão (unificação da Sec. de Saúde e Defesa Civil).
Também criticou o Dr. C., por estar proibindo as pessoas de entrarem no Hospital, comentou que o Dr. C. foi exonerado do estado após ter saído de vários Hospitais. Disse que S.S. deve tê-lo contratado por ouvir falar sobre o que ele poderia fazer. Nos trouxe a notícia que até o Vice-Prefeito também foi barrado de entrar no Hospital, que uma pessoa lá de dentro disse que foi uma ordem do Dr. C. essa situação, o chamou de mentiroso por ter dito que havia proibido a entrada de acompanhantes por causa da dengue. Criticou a estrutura precária em que se encontra o nosso Hospital. Disse que estará do lado do Dr. C. enquanto o mesmo estiver ao lado da população, mas até agora está complicado a coisa, e que os vereadores ajudarão ao S.S. à tirá-lo do poder.
Também criticou o Dr. C., por estar proibindo as pessoas de entrarem no Hospital, comentou que o Dr. C. foi exonerado do estado após ter saído de vários Hospitais. Disse que S.S. deve tê-lo contratado por ouvir falar sobre o que ele poderia fazer. Nos trouxe a notícia que até o Vice-Prefeito também foi barrado de entrar no Hospital, que uma pessoa lá de dentro disse que foi uma ordem do Dr. C. essa situação, o chamou de mentiroso por ter dito que havia proibido a entrada de acompanhantes por causa da dengue. Criticou a estrutura precária em que se encontra o nosso Hospital. Disse que estará do lado do Dr. C. enquanto o mesmo estiver ao lado da população, mas até agora está complicado a coisa, e que os vereadores ajudarão ao S.S. à tirá-lo do poder.
L.B. criticou a postura de alguns vereadores que ainda não retornaram do recesso, “espero que ano que vem vocês escolham melhor seus candidatos”,
E a população nesta hora pedia a cassação destes.
V.B. começou agradecendo ao D.M. por ter citado o Centro Social do Cabuçú, que está atendendo umas 800 pessoas por semanas. Agradeceu também ao Diretor do Hospital por ter afastado um médico, que por ter sido inadimplente gerou problemas à uma menina. E em
relação ao Dr.C. disse que o S.S. fez uma escolha infeliz ao colocá-lo como Sec. de Saúde. Citou que uma menina estava doente e foi mandada para casa com a seguinte alegação: “procure um vereador”, por que o médico não estava “afim” de atendê-la. Disse que antes dessa “ditadura” não havia tantas reclamações sobre a recepção do Hospital, e falou: “daqui a pouco nem o doente vai poder entrar no Hospital”, e continuou com críticas ao Dr.C., falando que o S.S. por ser médico poderia chamá-lo e colocá-lo em outra repartição.
L.B. veio se retratando sobre a declaração sobre os vereadores “fujões”, e elogiou a Lair e o “Português”, por estarem de olho na saúde.
Fim do Primeiro tempo, e leitura da ata da sessão anterior e comunicações da secretarias.
Logo em seguida, o D.M. começou a apresentação de proposições. Começou com um Projeto de lei que trará recursos Federais para reformas de 13 escolas, outro P.L. com a alteração do nome da Sec. de Saúde para Sec. de Saúde e Defesa Civil, pediu urgência na votação.
L.B. pediu uma creche e um PSF para o Loteamento Vila Brasil.
2ª votação do projeto do M.A. que concede título de utilidade pública a MAPRA. APOVADO.
2ª votação do Processo Legislativo do Projeto de Lei do N.C, que institui o programa primeiro emprego no município.
O N.C pediu a palavra para poder falar sobre o assunto. Disse que está lutando por isso desde 2004 e que não foi aprovado antes por causa do veto do Cosme Salles, e da covardia dos antigos vereadores que não derrubaram este veto.
Em seguida entra uma moça com uma bandeja na mão, e o L.B. fala “olha o respeito que as pessoas que freqüentam essa casa tem” se referindo ao cafezinho, e dizendo que isso nunca
havia acontecido antes( Valeu L.B., eu realmente estava precisando de um café naquela hora), aí um senhor disse “só está faltando consertar os vereadores” e L.B. rebate “ vocês votam mal e eu que tenho que ficar metendo pau neles?”, complementou dizendo que tem compromisso com sua família, o povo de Itaboraí e com Deus.
havia acontecido antes( Valeu L.B., eu realmente estava precisando de um café naquela hora), aí um senhor disse “só está faltando consertar os vereadores” e L.B. rebate “ vocês votam mal e eu que tenho que ficar metendo pau neles?”, complementou dizendo que tem compromisso com sua família, o povo de Itaboraí e com Deus.
Disse que pela primeira vez existem vereadores que não estão abaixando a cabeça para as vontades do Prefeito (que não ficam apoiando tudo sem saber o que é).
Volta N.C., dizendo que não tem medo de ninguém, e que melhor que a proteção de um carro blindado é a proteção da população da cidade.
Aí então, continua a votação do projeto do N.C., com uma palavra do L.B., dizendo que acha escabroso ver dois jovens da Paraíba estarem trabalhando na COMPERJ e os de Itaboraí estarem desempregados. ( só pra deixar claro, o L.B. não falou mal dos Paraíbas, mas quis dizer que é feio pra cidade ter gente de fora trabalhando aqui, e os de dentro estarem fora).
Vem o V.B. dizendo que esse projeto é muito importante para a cidade, e que o Prefeito da cidade não irá recusar um projeto desse, “até porque ele não é nem maluco de fazer uma coisa
dessa contra a população de Itaboraí”, depois deu uma fugida do assunto, dizendo sobre uns antigos vereadores que disseram algumas baboseiras,( um negócio de grupo dos 9). Ao fim da discussão, o projeto foi APROVADO.
dessa contra a população de Itaboraí”, depois deu uma fugida do assunto, dizendo sobre uns antigos vereadores que disseram algumas baboseiras,( um negócio de grupo dos 9). Ao fim da discussão, o projeto foi APROVADO.
Em seguida o requerimento do D.M., da mudança do nome da Sec. de Saúde, e reformas das escolas, iniciando a discussão com o mesmo, dizendo que são amigos do governo enquanto o mesmo trabalhar pelo povo, e fez uma sátira sobre o Grupo dos nove que foi citado acima.
No âmbito da reforma das escolas o M.A. inicia dizendo que o tão sonhado projeto de reformas vai sair do papel, por causa da lenga-lenga de pessoas que ficavam dizendo “ ta saindo, ta saindo”, e que o dinheiro já estava na conta da CEF, e que quase voltou para o
governo federal. E comentou que conversou com um secretário que disse que as coisas não acontecem por causa dos vereadores, e o M.A. disse que não é pra colocar a culpa nos vereadores pela incompetência do poder público.
governo federal. E comentou que conversou com um secretário que disse que as coisas não acontecem por causa dos vereadores, e o M.A. disse que não é pra colocar a culpa nos vereadores pela incompetência do poder público.
O L.B. disse que ficou sabendo de uma mudança na lei municipal que fez com que os inspetores escolares agora tem que ter 2º grau, e que então os que não tinham foram passados para Serviços Gerais, e que também chegou aos seus ouvidos que o Sub-Secretário de educação é semi-analfabeto, “ como é que pode uma pessoa semi-analfabeta ser responsável pela educação do município?”.
Disse que entende que pessoas não tenham condição de estudar, mas que existem cargos que precisam capacidade.
O I.C. vem falando sobre a importância do projeto da reforma das escolas, e que sente pena por ser 13 escolas, que por ele seriam todas. Disse que visitou uma escola em Sambaetiba e
viu que a mesma precisa de reforma urgentemente, a cozinha em estado de calamidade com vários improvisos para poder atender as crianças; que existe uma empresa do SUL (Curitiba) que está “cuidando” das escolas do município, disse que entrará com uma propositura para reforma dessa e uma escola do BNH da Reta.
E fez o mesmo questionamento que eu fiz no outro post: “onde está esse 1,8% a
mais que foi investido da educação?” “ nas cadeiras quebradas amontoadas nas
escolas”.
viu que a mesma precisa de reforma urgentemente, a cozinha em estado de calamidade com vários improvisos para poder atender as crianças; que existe uma empresa do SUL (Curitiba) que está “cuidando” das escolas do município, disse que entrará com uma propositura para reforma dessa e uma escola do BNH da Reta.
E fez o mesmo questionamento que eu fiz no outro post: “onde está esse 1,8% a
mais que foi investido da educação?” “ nas cadeiras quebradas amontoadas nas
escolas”.
Em seguida V.B. que pertence a comissão de educação, se prontificou a ir na empresa e nas escolas averiguar as denuncias feitas pelo N.C.
O I.C. agradece ao companheiro pela prontificação.
O L.B. disse que o que foi feito pelo I.C. foi uma denúncia, que o município contratou uma empresa de Curitiba para trazer o alimento pronto para os alunos, e citou o exemplo de que
quando uma empresa de pedágio vai para uma rodovia, ela tem que asfaltá-la, e questionou porque uma empresa que fornece alimentação, não pode cuidar da cozinha? Convocou os vereadores da comissão, para ir nas escolas e tirarem fotos e iram achar o contrato que foi assinado pela Sec. de Educação e avaliá-lo.
quando uma empresa de pedágio vai para uma rodovia, ela tem que asfaltá-la, e questionou porque uma empresa que fornece alimentação, não pode cuidar da cozinha? Convocou os vereadores da comissão, para ir nas escolas e tirarem fotos e iram achar o contrato que foi assinado pela Sec. de Educação e avaliá-lo.
N.C. disse que a um tempo atrás, recebeu uma denúncia de uma escola que estava alagada, e ele mesmo foi lá resolver. Questionou o porque das escolas não terem um poço? Pediu para
colocar uma emenda na lei das reformas para colocar um poço em cada escola.
O D.M. veio falando sobre a emenda feita nesta lei citada acima.colocar uma emenda na lei das reformas para colocar um poço em cada escola.
O N.C. reclamou sobre a situação dos inspetores que foram passados para Serviços Gerais, e fez uma comparação do Lula(...) com ele, brincou dizendo sobre a falta de um dedo (que
os falta o mesmo), que são pessoas do povo, e que seus primeiros diplomas foram como Vereador e Presidente, respectivamente.
Falou que completou o segundo grau a mais ou menos uns dois anos por apostila.
Perguntou a Sec. de Educação qual era a escolaridade o seu Sub-Secretário para ele poder assumir seu lugar quando ela não estivesse presente, e ela ficou muda.
Falou sobre a lei do primeiro emprego, porque jovens vão procurar emprego e ficam “na pista” por falta de experiência.O Bill falou um pouco, denunciou a falta de sanitários nas escolas para as crianças menores de sete anos. O M.A. veio depois e disse que as próprias escolas poderiam comprar um vaso sanitário, pois recebem verba municipal para poder fazer melhorias na estrutura da escola, disse que às vezes as diretoras não fazem as coisas para ajudar as crianças.
Depois disso eu fui embora, mas não pense que a sessão acabou não, tem mais.
Em seguida, foi feita votação dos projetos que estavam na pauta.
M.A. propôs uma "conversa" com LB sobre a criação de uma comissão de transportes, sendo que ele já faz parte de uma. Inclusive propôs (com louvor dos populares presentes) a criação de uma lei proibindo o microônibus dentro de Itaboraí, em prol dos beneficiários do passe livre.
Ressaltou com muita veemência a questão dos pontos de ônibus, falou da mudança do ponto daquela rua ao lado do Gerezim pra Casa do Futuro, por ser um lugar escuro e perigoso.
Ressaltou com muita veemência a questão dos pontos de ônibus, falou da mudança do ponto daquela rua ao lado do Gerezim pra Casa do Futuro, por ser um lugar escuro e perigoso.
Quando LB foi votar o pedido da criação de um PSF em Vila Brasil houve um burburinho, ampla discussão, sobre o benefício em se desapropriar, foi falado inclusive em valores de reforma (como ele disse "pintura de telhado") de uma escola municipal que custou 1,2 milhão, sendo que na mesma época em Magé foi feita uma escola de 2 andares por 1,1 milhão.
E alguém ressaltou que foi pedido de um valor ao Gov. Federal pra reforma de 13 escolas (se não me engano 3 milhões).
E CABUM, acabou a sessão.
Segue os Links para downloads do áudio da sessão (enquanto a Câmara não os disponibiliza)
http://www.mediafire.com/?i9x271zzbp4ppe1http://www.mediafire.com/?iip9ln68raxrzd2
Agradeço aos colaboradores, visitantes e amigos.
Um abraço
O Pitaqueiro.
OBS: desculpem a demora no post, muito trabalho e ontem(01/03/2011) fiquei sem luz.
Assinar:
Postagens (Atom)